Sociedade propõe melhorias para transparência pública e controle social em Parauapebas

Continua depois da publicidade

De acordo com a Auditoria Geral do Estado do Pará (AGE), Parauapebas é a décima cidade do Estado a realizar a Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial. O objetivo principal do evento é estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo assim para um controle social mais efetivo e democrático, além de propor ações que promovam a transparência pública.

Ao todo, 260 pessoas se inscreveram para a Consocial Parauapebas: 134 da Sociedade Civil Organizada, 60 do Poder Público, 23 representantes dos conselhos de Políticas Públicas e 43 observadores. O evento ocorreu nos dias 30 e 31 de janeiro, no Centro Universitário de Parauapebas – Ceup.

Durante a programação, além da constituição do Regimento Interno da Conferência, foram discutidos os quatro eixos temáticos, aprovadas as propostas e eleitos os delegados que irão representar a cidade na Conferência Estadual que ocorrerá no mês de março, em Belém.

Para Luzinete Rosa Batista, representante do Conselho Municipal de Habitação, a realização desse evento é um avanço para nossa cidade, pois reforça a confiança no poder público e envolve a sociedade no desenvolvimento de políticas públicas.

1º Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social
Em setembro de 2009, a Controladoria-Geral da União-CGU realizou o 1º Seminário Nacional sobre Controle Social. O evento, com mais de 500 participantes, contou com apresentações de diversas experiências de sucesso na prática do controle social. Ao final, os participantes entregaram um abaixo-assinado ao Ministro-Chefe da CGU, solicitando a convocação de uma conferência nacional sobre transparência e controle social.

Em 08 de dezembro de 2010, o Presidente da República assinou o Decreto de Convocação da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social em atendimento à demanda da sociedade para que governos, cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil pudessem pensar e estabelecer, em conjunto, diretrizes para a efetiva promoção da transparência pública e do controle social.

Convocada pelo governo brasileiro e organizada pela Controladoria Geral da União (CGU), a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – Consocial será realizada de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília/DF.

Fonte: ASCOM/PMP

1 comentário em “Sociedade propõe melhorias para transparência pública e controle social em Parauapebas

  1. Anonimo Responder

    Caro Zé Dudu

    Post alguma coisa sobre o motivo da falta de água no CEDERE I, a aproximadamente 15 (QUINZE) dias. A Prefeitura até agora não se pronunciou sobre o assunto e o povo do continua sofrendo com a falta d’agua. Há previsão? É muita falta de responsabilidade dessa administração.
    Ha informações que o morivo é somente uma bomba. Será que ele á tão cara que a prefeitura não possa comprar?

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: