Sistema prisional do Pará recebe novos ônibus e 500 rádios criptografados

Os veículos e equipamentos foram entregues, na tarde desta terça-feira (11), pelo governador Helder Barbalho à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A medida tem como objetivo dar mais segurança aos servidores do órgão
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Os ônibus serão utilizados por pessoas privadas de liberdade que trabalham fora do sistema prisional

Continua depois da publicidade

Na tarde desta ontem (11), o governador Helder Barbalho entregou três novos ônibus adaptados e 500 rádios transceptores portáteis digitais com criptografia para Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A entrega foi realizada no Palácio dos Despachos, em Belém.

A medida tem como objetivo dar mais segurança aos servidores do órgão. Os 500 rádios portáteis com criptografia foram adquiridos pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 2,15 milhões. Já os ônibus foram repassados pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP).

Cada veículo é climatizado e possui 28 lugares para detentos e sete poltronas reclináveis para uso da escolta policial. Para Helder Barbalho, a chegada dos equipamentos, fruto de parceria com o Ministério da Justiça, reforça a estrutura do Sistema Penal do Estado. “Isso garante que a infraestrutura esteja adequada com novas vagas e equipamentos que permitam que se cumpra plenamente a responsabilidade de custodiar os infratores e cumprir as decisões da justiça paraense”, destacou o governador.

Os rádios comunicadores são os mais modernos utilizados no país

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, explicou que os ônibus serão utilizados por pessoas privadas de liberdade que trabalham fora do sistema prisional. “É muito importante porque oferta mobilidade com conforto e segurança. Queremos estimular que as pessoas privadas de liberdade e que seguem pelo caminho da educação, do trabalho e da reinserção social tenha como uma motivação usarem um transporte adequado”, enfatizou o secretário.

Ainda segundo Jarbas Vasconcelos, os rádios comunicadores são os mais modernos utilizados no país. “São rádios digitais que estão capacitados para operar na mesma frequência de todos os demais rádios da segurança pública do estado”, acrescentou Vasconcelos.

Segundo a Seap, os novos veículos ampliam a frota do Sistema Penal. Em agosto de 2020, a Secretaria recebeu outros 13 veículos para serem utilizados nas atividades e ações realizadas no sistema penitenciário do Pará, sendo 11 viaturas furgão e dois ônibus cela, ambos doados pelo Depen.

Por Tina DeBord – com informações da Agência Pará
Foto: Agência Pará

Publicidade