Sindsaúde promove manifestação contra OSCIP que administra o Hospital Municipal de Parauapebas

Continua depois da publicidade

A insatisfação do modelo de gerenciamento da saúde de Parauapebas continua a colecionar críticos. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado, coordenadoria de Parauapebas (Sindsaúde) está em franca oposição a OSCIP Bem Viver, que desde abril gerencia o atendimento de saúde do município.

O Sindsaúde também critica a atuação do secretário de Saúde, Alex Ohana, que segundo ele, é extremamente autoritário e age sem ouvir o Conselho de Saúde e não reconhece a atuação do sindicato. Segundo Marden Lima, presidente do Sindsaúde, dois sindicalistas teriam sido afastados de suas funções no Hospital Municipal de Parauapebas (HMP) e enviados para o setor de Atenção Básica por causa da militância no sindicato.

Em contato com o blog, os técnicos em enfermagem,Juracir e Jefferson afirmaram que a transferência se configura uma perseguição, “isso tem a ver com a nossa militância, porque fomos contra a vinda da OSCIP”, diz Jefferson.

Hoje (31), uma manifestação do sindicato saiu do hospital e seguiu até a sede da secretaria de Saúde, No hospital e na secretaria de Saúde várias reclamações de má qualidade no atendimento.

O secretário adjunto Afonso Vidinha, no uso da palavra disse que o custo benefício da OSCIP era muito bom, “No passado tínhamos um custo de R$ 2,9 milhões para a saúde, hoje a OSCIP faz um trabalho de muito mais qualidade com R$ 2,3 milhões disse. Afonso Vidinha disse que a partir do ano que vem a saúde de Parauapebas seria referência na região.

Marden Lima, entretanto disse que a OSCIP estava no município ilegalmente, já que não fora autorizada pelo Conselho de Saúde e nem tinha sido submetido a uma licitação com outras OSCIPS. Marden finalizou dizendo que a Polícia Federal estava investigando a prestadora de serviços que atua em Parauapebas. O sindicalista disse que recorreria a Justiça contra o secretário por assédio moral contra os funcionários transferidos. No final várias pessoas se manifestaram e disseram que eram mal atendidas no HMP.

Fonte: Marcel Nogueira

Nota do Blogger
A manifestação promovida pela coordenadoria municipal do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Pará é salutar para que a população possa conhecer o que pensa parte dos trabalhadores da saúde local. Todavia, gostaria de dar aqui o testemunho de que a contratação da OSCIP Bem Viver foi discutida e aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, em reunião aberta ao público, e na qual este Blogger estava presente assim como outras pessoas tais como o Dr. Hipólito Constâncio e o presidente do PPS local Claudio Feitosa. O discurso de Marden, que briga na justiça para que seu sindicato seja reconhecido, não pode levar a população e os leitores a crer que a OSCIP está no Hospital Municipal apenas porque o Secretário Alex Ohana quer. As denúncias de desvio de função por perseguição, se é que acontecem, devem ser investigadas sim e em caso de confirmadas seus autores devem ser exemplarmente punidos. Outra fato que é necessário mencionar é que os manifestantes, por mais direitos que tenham de fazê-lo, não podem ficar na porta da emergência do Hospital Municipal tirando o direito ao repouso dos enfermos que lá estão, há de existir o bom senso quanto a esse ponto.

3 comentários em “Sindsaúde promove manifestação contra OSCIP que administra o Hospital Municipal de Parauapebas

  1. Carlos Trindade Responder

    Lamentável que um blogueiro que alcançou, em breve espaço de tempo, considerável prestigio, como é o caso do Zé Dudú,conhecedor dos bastidores da forma como é exercido o poder em nossa pobre Parauapebas, possa afirmar, em momento de extrema ingenuidade(prefiro acreditar nisso)que essa OSCIP tenha vindo após cumpridas todas as formalidades legais,éticas e de intreresse público.
    Ademais, ele tem razão quando afirma que ” a OSCIP não está no Hospital Municipal apenas porque o Secretário Alex Ohana quer..”Até as pedras daquela obra sabem que o secretario Alex Ohana “quer o que o sr. Secretario de Fazenda quer que ele queira”, visto sua canina submissào ao seu colega de secretariado, responsável por sua indicação e mentor intelectual da vinda da OSCIP.

    Essa postura do sr Alex, um misto de arrogancia com deslumbramento é o combustível que move os servidores conscientes.
    Lamentável!!

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Carlos Trindade, quando disse que foram cumpridas as exigências foi porque participei da reunião onde a Secretaria recebeu autorização do Conselho Municipal de Saúde para a contratação da OSCIP. Sobre a truculência do secretário nada tenho a declarar em virtude de ser sempre muito bem atendido por ele. Agora, acredito que se o sindicato que organizou o evento não teve espaço no Conselho deveria ter tentado embargar judicialmente essa autorização.

  2. Eleno White Responder

    Conheço tais sindicalistas, funcionários idôneos do HMP, o que não se pode dizer o mesmo desta OCIP, que claramente baseia seu “modelo de referência” ou seu “ótimo custo-benefício” na ESCRAVIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS CONTRATADOS, que, antes da OCIP, tinham seus salários e direitos iguais aos dos funcionários concursados, e hoje são obrigados a, com um salário 30% menor, executar uma carga horária de 180 horas semanais, contra as 126 que faziam antes. ORA, SE OBRIGAM OS FUNCIONÁRIOS CONTRATADOS A TRABALHAR MUITO MAIS POR MUITO MENOS, COMO NÃO SOBRARIA DINHEIRO? COMO O SINDICATO, QUE REPRESENTA ESTES FUNCIONÁRIOS PODE FICAR CALADO???

    E tem mais: Só quem trabalha no HMP pode dizer ou não se a OCIP faz um bom trabalho. Além de não investirem um centavo na ampliação da internação, o que gera um sem número de idosos e crianças internados nas cadeiras da emergência, existe uma “lei velada” no hospital onde técnicos de enfermagem A FAZEREM PAPEL DE MÉDICOS, REALIZANDO SUTURAS NA EMERGÊNCIA E NO CENTRO CIRÚRGICO E ATÉ PARTOS POR FALTA DE MÉDICOS SUFICIENTES OU ATÉ PARA A COMODIDADE DE OUTROS, QUE DORMEM A MADRUGADA TODA E NÃO GOSTAM DE SER CHAMADOS PARA REALIZAR TAIS PROCEDIMENTOS!!!

    É só averiguar com próprios funcionários e verão que cada linha desta denúncia é verdadeira!

    Conto com você para a publicação da verdade, Zé Dudu.

Deixe seu comentário

Posts relacionados