Serra Pelada em pé de guerra. PM e Polícia Civil no local para tentar acalmar os ânimos após quebra-quebra.

Continua depois da publicidade

Estrada de Serra Pelada interditadaHoje pela manhã agentes da Polícia Civil de Curionópolis e Parauapebas, acompanhados de uma guarnição da PM liderada pelo Major Pastana estiveram em Serra Pelada para tentar desobstruir a estrada de acesso a mina, interditada desde a manhã de ontem por alguns supostos garimpeiros liderados pelo candidato a vereador pelo DEM, Francisco Aderbal, e por outros garimpeiros de Curionópolis, Rodrigo Maia, Alumínio, Evaldo Arantes, João Abel, Manoel Zacarias e Ataliba.

Após intensa negociação a estrada foi liberada e os manifestantes seguiram para a Vila de Serra Pelada. Lá chegando, segundo as primeiras informações, começaram a efetivar um tremendo quebra-quebra estilo arrastão dos morros cariocas. Colocando, inclusive, fogo nas instalações da empresa Via Engenharia.

A guarnição da PM e a Polícia Civil seguiu para a vila na tentativa de acabar com a bagunça generalizada que se instalava no local. Lá chegando foram recebidos a pedradas pelos manifestantes e aconteceu um pequeno confronto que deixou pelo menos seis feridos. Não há confirmação de nenhuma morte e os feridos estão sendo  levados para o Hospital Municipal de Curionópolis.

Segundo as últimas informações, o quebra-quebra continua na Vila de Serra Pelada e houve depredações da sede de um dos sindicatos dos garimpeiros que funcionava na Vila.

A manifestação, além de motivada por problemas entre a Colossos e uma parte dos garimpeiros que vivem em Serra Pelada, tem também uma conotação política orquestrada pelos que fazem oposição ao prefeito Wenderson Chamom, candidato a reeleição pelo PMDB.

O diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, Antônio Miranda Neto, acaba de chegar a Curionópolis e deve seguir para o local do conflito. Não se tem confirmação de nenhuma prisão, já que os líderes do movimento se evadiram do local assim que a polícia chegou.

Maiores informações em breve.

Atualização:

Francisco Aderbal, candidato a vereador que estava no local, é o mesmo que foi preso em companhia do candidato a prefeito pelo DEM tentando distribuir panfletos com apócrifos com calúnias e difamações ao juiz, promotor e prefeito de Curionópolis. Ele foi liberado depois de passar 30 dias na cadeia e está sob condicional.

15 comentários em “Serra Pelada em pé de guerra. PM e Polícia Civil no local para tentar acalmar os ânimos após quebra-quebra.

  1. Nome (obrigatório) Responder

    só as pessoas que vivem em Serra Pelada que sofrem com o descaso politico pois os populares não tem saneamento básico “coleta de lixo”, remedios no hospital, atendimento medico, uma ambulância, torre de celular. e ruas e estradas asfaltadas. Nem tudo que a polica diz pode ser verdade que nem um deles vive lá na!!! “pois eu vivo e sofro com todo isso para que um governo com muito recurso que não serve para nada!!”

  2. Soluçao Responder

    Muitos se referem a problemas politicos, mas esses não estavam lá no momento da abordagem da policia. Quando chegaram pediram para que todos ficassem do lado direito da estrada local esse que não tinha saída, as pessoas recuaram por estarem instruidas a não reagirem e liberarem a via, pois é isso foi feito todos obedeceram, quando estavam todos reunidos um policial jogou pimenta nos olhos das pessoas e começaram a atirar. basta olhar no video postado no r7, em momento algum mostra a população reagindo a apedrejando policiais como dizemem alguns Blogs. Seus fatos Sr. Ze Dudu não condiz com a verdade logo que vc destaca que desobstruiram a estrada e foram quebrar e por fogo nos pertences da Vale. Sim agiram mal, mas como mostra no video eles começaram a atirar no local da interditação e não quando começaram a quebrar os pertences da vale. Isso ocorreu pela covardia da policia que chegou para bater e espancar as pessoas onde tinha idosos, crianças e mulheres, foi isso que revoltou a população e fez com que iniciasse o quebra quebra, motivado pela despreparo da policia. Observe o video no r7 que vc vai ver o que houve…

  3. Rafael Responder

    “nada do que você escreveu, tem sentido, pois eu sou morado de serra pelada, estávamos em um único proposito, e muito pelo contrario não tínhamos interesse algum de fazer quebra- quebra, nos fomos abordado de forma injusta pelos policiais, i esses tópicos que você abordou sobre, oposição de partido não tem nenhum fundamento”

  4. curionopolensese Responder

    O que muito chama a minha atenção é o fato de q o sem noção do candidato do DEM Sr Adonei vem la do tocantins com uma busca desenfreada por poder,e parece q estar conseguindo destruir com os sonhos de mais de 30anos de um povo sofrido,ja se fala ate em para com o projeto com conta das badernas!!! Sr Adonei pense bem no quer vc esta fazendo com o povo desta cidade!!!!

  5. Antonio Responder

    Os garimpeiros são levados pelas falsas promessas. Enquanto o ex presidente JESSÉ SIMÃO convencia os pobres garimpeiros nas assembleias, ele conseguia o feito de desaparecer com milhões de reais.

    Hoje os garimpeiros pagão o pato, mas culpa de suas próprias escolhas.

    Mas os garimpeiros não tem culpa, por muitos já terem a idade elevada, e se veem atraídos por falsas promessas, acabaram cedendo.
    – Infelizmente é a realidade, onde o pobre fica mais pobre, e o rico mais rico.
    SERRA PELADA, Prejuízo para os garimpeiros, e lucro pros GRINGOS, que com a ajuda do estado, e das autoridades, se enfiam e roubam aos poucos toda a riqueza dos pobres moradores do lugar.

  6. observador Responder

    Pelo que estou vendo cada um quer defender o que lhe é de interesse, estão todos corretos. Por este motivo vamos concentrar nossas atenções para os resultados que possam beneficiar a todos. Podemos acompanhar e exigir a justiça seja feita, mas não podemos exigir que a justiça seja feita de acordo com a “verdade de cada um”.
    Boa noite a todos, espero que tudo se resolva da melhor forma.

  7. Vânia Zacarias Responder

    É triste, lamentável e decepcionante ver um blog que eu acredita ser uma voz de defesa do povo falar contra o povo. Sr. Zé Dudu, você não vive a nossa realidade, não sabe da realidade do povo da Serra Pelada, dos anos perdidos aguardando uma vida melhor, da esperança vezes renovada, vezes desfalecida, em ter e oferecer uma vida dígna a seus familiares. Você não sabe a miséria em que muitos vivem, não sabe o quanto já sofreram, o quanto sofrem, não sabe a dor que sentiram ao perder amigos e entes que se foram sem usufruir do tão almejando sonho de dias melhores. Esse povo está calejado, cansado. Deve ser fácil para o senhor relatar com tamanha indiferença a manifestação de indignação daqueles moradores que perderam na última semana uma pessoa muito querida, pois, ao contrário do que escreveu, a população protesta contra o descaso, o desrespeito, os moradores clamam por atenção. Se tem envolvimento político eu desconheço, mas lhe falo com toda convicção e clareza, meu pai, Manoel Zacarias, a quem você se refere em seu infeliz texto como parte integrante dos líderes, quando soube algo sobre a menifestação, foi por terceiros. Ele é garimpeiro, me orgulharia se estivesse envolvido na causa, mas não esteve. Pensei que o senhor publicasse a verdade, me desculpe se estiver enganada, mas o que evidencia é que está publicando a conveniência de alguém. Aconselho que reveja seus conceitos sr.

  8. opinião Responder

    Não e dessa forma que a gente resolve problemas, dessa forma ficara difícil .A minha opinião e que se averiguar os fatos e tiver candidatos políticos envolvidos nessas manifestações essas pessoas deverão perder o que lhe preza tanto o apoio político.E para essas pessoas que passaram tanto tempo na poeira que esperem mais um pouco, por quê agora que está melhorando para todos nós? e pensando nisso se essas empresas saírem de serra pelada quantas pessoas ficarão desempregadas ? quantas pessoas perderão contratos imobiliários? como a renda do nosso povo cairá . obrigado zé por passar essas informações .

  9. Falemos a verdade! Responder

    Os meios de comunicação devem ser utilizados para levar ao público informações concretas e VERDADEIRAS, e não suposições e levantamento de calúnias. Fico perplexo ao perceber que aqui neste post não foi o que aconteceu. Pois bem, Sr. Zé Dudu, permita-me informar ao população a VERDADE SOBRE OS FATOS acima descritos, já que a imparcialidade pouco foi utilizada pelo senhor.
    Os garimpeiros de Serra Pelada desde a última segunda-feira, 13, estão reivindicando melhorias na estrada que leva a Curionópolis, visto que é DIREITO dos moradores daquela vila serem atendidos, já que tantos recursos estão sendo repassados pelas empresas ao Sr. prefeito Wenderson Chamon e até hoje NADA, ABSOLUTAMENTE NADA foi feito por aquela comunidade. Acredito que o seu post foi “encomendado”, acredito apenas, pois ao contrário do senhor não irei afirmar algo que não tenho provas suficientes, apesar que para alguns fatos não há necessidade de provas. Abstenho-me.
    Os populares que obstruíram a estrada em nenhum momento utilizaram de força ou violência, os policiais CERTAMENTE mandados por alguém, foram que chegaram ao local tentando desobstruir a estrada de qualquer jeito, os garimpeiros se negaram e então os policiais utilizaram de tiros e pancadarias, sem se importar em agredir a todos que estavam lá, inclusive CRIANÇAS que também reivindicavam, visto que na segunda-feira por conta da má estrutura da estrada que hoje tem a poeira e a piçarra como nunca antes teve, o diretor da escola municipal Maria Belarmina veio a óbito após um acidente.
    Acredito ser incabível levar essa situação para o rumo simplesmente político como foi feito acima, caluniando ainda o Sr. MANOEL ZACARIAS que não estava no movimento e mencionando que ADERBAL responde a um processo em condicional, incrível como os tais panfletos são tão temidos, pois até hoje nunca surgiram. O que será que seu amigo prefeito fez de tão errado, já que ele é certo em tudo pra você Zé?. Francamente, que especie de jornalismo é esse que só escreve aquilo que é conveniente?
    Os garimpeiros de Serra Pelada merecem que alguém lute por eles, DE VERDADE, sem máscaras, sem se aproveitarem do grande minério que estão roubando descaradamente daqueles pobres cidadãos. Eles não querem uma praça, meu caro, eles querem melhorias de vida, melhores condições de saúde, educação e cultura. Querem ser tratados como gente! Querem ter garantia de direitos!

    Falemos a verdade!

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      No Diário On Line de hoje:

      Por volta das 18h de hoje, um efetivo formado por policiais dos municípios de Curionópolis e Parauapebas dirigiu-se até o trecho interditado, que fica aproximadamente a 35 quilômetros de distância da rodovia PA-275. Após diálogo, os oficiais conseguiram a saída pacífica dos cerca de 300 manifestantes, no entanto, ao retornarem para a vila de Serra Pelada foi iniciada uma revolta popular.
      A polícia agiu com armamentos de efeito moral para controlar os ânimos. Os moradores depredaram duas viaturas policiais e escritórios de empresas que atuam no garimpo. A situação foi acalmada no início da noite, mas a polícia permanece no local para evitar novos protestos exaltados.
      Peritos serão enviados neste domingo para o vilarejo para fazer um levantamento dos prejuízos. A polícia de Curionópolis também solicitou reforço policial de Marabá, com o intuito de evitar novas depredações.
      De acordo com o delegado Antônio Miranda, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, os manifestantes teriam sido incitados a criar o tumulto e confrontar a polícia por motivos de cunho político-partidário. Segundo ele, candidatos a vereador estavam presentes no protesto desta noite. Por conta disso, a juíza Eline Salgado, da Justiça Eleitoral, deve se deslocar neste domingo para participar das averiguações sobre o ocorrido na vila de Serra Pelada. O Ministério Público Eleitoral também está acompanhando o caso.

  10. Henrique Alberto Responder

    Zé Dudu (tinha que ser zé) no seu triste relato sobre Serra Pelada, vc não relatou que o que aconteceu é resultado da má administração do atual prefeito, viver em uma região rica, gerar crescimento economico a (outros) e viver em plena miséria é no minimo contraditório. O fato é que só burro ou zé pode atribuir o acontecimento à oposição politica. Sem falar que vc levantou suposição cabivel de processo, (como afirmar algo q vc ouviu falar o q lhe pediram pra escrever?).

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Eu relatei o que aconteceu. As reivindicações devem ser feitas ao prefeito mas por quem de direito e não por alguém que deveria estar em casa, já que está sob condicional e não deveria se envolver em qualquer tipo de conflito. Aqui, contrariando o que pensa, ninguém manda escrever nada. As informações foram repassadas pelas polícias civil e militar. O fato torna-se político quando um candidato a vereador que já foi preso por distribuir panfletos com agressões pessoais a autoridades se mete no meio de uma manifestação e ainda pior que só acontece agora, quando da época eleitoral e supostamente reivindicando ações de um prefeito que tem mais de 80 % de aceitação da população curionopolense. Quanto ao processo, digo-lhe apenas que é um direito de quem se acha prejudicado.

Deixe seu comentário

Posts relacionados