Semel realiza palestra sobre primeiros socorros com os instrutores das escolinhas

Foram feitas algumas simulações de como proceder de forma correta em casos de acidentes
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realizou na manhã desta quarta-feira (10), em uma das salas da própria secretaria, uma palestra sobre primeiros socorros para todos os instrutores das escolinhas. O palestrante foi José Anderson da Associação dos Bombeiros Civis de Parauapebas (ABCP). Na oportunidade foram feitas algumas simulações de como se comportar de maneira correta em situações de acidentes depois de uma convulsão, desmaio, epilepsia, infarto, fratura exposta e queimadura.

“O principal objetivo dos primeiros socorros é salvar vidas, é proteger a vitima contra maiores danos até a chegada do atendimento especializado. Essa palestra teórica e prática é para os professores saber como atender os alunos em caso de acidentes dentro da prática esportiva. Hoje a Semel conta com 11 modalidades esportivas e com aproximadamente cinco mil alunos matriculados nas escolinhas”, afirmou Dinho Marcos, coordenador da Semel.

As modalidades esportivas da secretaria funcionam em diversos polos como no Complexo Esportivo do bairro Rio Verde, Complexo Esportivo VS-10, Ginásio Poliesportivo Islander Sousa do bairro Beira Rio I, Polo Esportivo Cedere I, Polo Esportivo da APA – Estação do Conhecimento, Polo Esportivo Palmares Sul, Polo Esportivo Vila Sanção e Praça da Juventude do bairro Casas Populares II.

Atualmente as matrículas das escolinhas estão suspensas, assim como as atividades esportivas, obedecendo as determinações do protocolo de segurança contra a Covid-19, e de momento, sem previsão para o retorno. A Semel conta com as modalidades de Futsal, Futebol, Voleibol, Handebol, Judô, Jiu-Jitsu, Karatê, Ballet, Zumba, Capoeira e Bicicross. A nova gestão da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer tem a frente Leandro Gambetta (secretário), Jorge Guerreiro (adjunto) e Dinho Marcos (coordenador).

Por Fábio Relvas / Fotos: Divulgação Semel