Secretário de Cultura comenta o carnaval de Parauapebas

Continua depois da publicidade

Sobre o atraso na entrada das Escolas de Samba na Avenida para o desfile e a qualidade do sistema de sonorização do carnaval 2010 em Parauapebas, que ocasionou postagem do jornalista e blogueiro Marcel Nogueira em seu blog, o Secretário de Cultura de Parauapebas, Cláudio Feitosa (foto), fez o seguinte comentário:

Cláudio Feitosa

Desde que assumi a SECULT, eu e toda a equipe que lá trabalha temos nos esforçado para qualificar as ações culturais no município. São vários os exemplos, que vou evitar elencá-los para não ser prolixo. Entretanto, o que de fato considero muito relevante no nosso método de trabalho não tem a ver com a produção de eventos ou espetáculos. Trata-se do conceito de fortalecimento das entidades culturais com as quais nos relacionamos. Para isso, uma das teclas que vimos tocando insistentemente é a da autonomia das entidades, evitando um tutelamento que vicia pelo paternalismo e empobrece a capacidade de organização popular.

Ainda no ano passado anunciamos que o concurso dos blocos e escolas de samba ficaria a cargo da Liga das agremiações carnavalescas, e desde então há este entendimento, inclusive em regulamento produzido e aprovado pela referida Liga. A participação da Secretaria é a de apoio. Portanto, quem determina quando o desfile começa é a Liga. Mas se o atraso no início dos desfiles não pode ser debitado na conta da SECULT (não procede a história da dispersão!), o mesmo não podemos falar sobre problemas com a sonorização na passagem das escolas. A infraestrutura montada em toda a festa é de nossa responsabilidade, e de antemão assumo os problemas enfrentados na noite de domingo, e por eles me penalizo.

Neste Carnaval tudo foi pensado para qualificar a festa: a estrutura de arquibancada e camarote, o telão de alta definição e a sonorização em toda a extensão da avenida são exemplos disso. Mas o fato de termos os desfiles (quatro para uma só noite) no mesmo espaço em que acontecem os shows para mais de 20 mil pessoas gera problemas de ordem estrutural e organizativa, que estamos dispostos a enfrentar e solucionar conjuntamente com os blocos e escolas de samba, que são parte fundamental da nossa mais importante festa popular.”

Cláudio Feitosa
Secretário Municipal de Cultura

Nota do Blogger: Não participei do carnaval, não é muito a minha praia. Mas passei pela Praça de Eventos e presenciei toda a estrutura montada. Acredito que maior e mais difícil que organizar com eficiência toda a estrutura do carnaval em Parauapebas, é administrar o ser humano carnavalesco. O fato da SECULT ter pelo menos tentado fortalecer as entidades culturais, provocando a autonomia das mesmas, já é um fato que merece destaque e que se sobrepujará aos pequenos deslizes que por ventura possa ter contrariado um ou outro carnavalesco ou folião. Cláudio Feitosa é, entre todos os secretários do “governo cidadão”, o que goza de maior saldo com a população e com a imprensa, e não pode ser crucificado por um erro em geral comum nos carnavais brasileiros, por que não no de Parauapebas?

19 comentários em “Secretário de Cultura comenta o carnaval de Parauapebas

  1. NeoParaense Responder

    Tá tudo errado meu caros, a porra do paternalismo vicia e causa necrose, nada no pebas vai funcionar enquanto a sociedade civil não se organizar, recurso público é recurso público, a SECULT tentar instituir esse dilema do fortalecimento das entidades, peca em não ser mais clara, mais o trabalho só dará frutos daqui alguns anos. MC Lobato não fez de forma alguma falta nesse carnaval, e acho que deverá ser assim daqui pra frente, erros acontecem para serem corrigidos, houve uma tentativa frustrada da SECULT de organizar um bom carnaval, mas vale lembrar que essa organização é conjunta. Enfim tá tudo errado. Parabéns as escolas de samba, só elas são dignas do meu respeito, quanto aos blocos, parem de sustentar esses vagabundos.

    É isso.

  2. Aiai Responder

    a só pra lembrar, em outras cidades os próprios blocos conseguem o trio e a banda e saem na rua fazendo a alegria do pessoal.

  3. Aiai Responder

    Agora eu vi, até parece que a culpa é dele, “a culpa é de vocês mesmo…” porque se verem em outras cidades existem blocos organizados, e não são a base do dinheiro da prefeitura não, eles correm procurando recursos, e fazem o carnaval, não vem o exemplo de outras cidades do pará?, mas a população daqui só sabe reclamar o tempo todo, quando vão criar vergonha na cara e parar de reclamar?? Se quiserem podem perguntar em outras cidades que possuem blocos carnavalescos, como eles fazem para conseguir o recurso…. Já pararam pra pensar?? então em vez de tanto reclamar e esperar pelos outros ou melhor ( pela prefeitura ) porque não procuram se organizar e criar um cultura carnavalesca melhor para todos!!!

  4. ZE PREPARE A BOMBA.... Responder

    quero dizer que os camarotes foram colocados na avenidas e estavam sendo vendidos a 2.000,00, pergunto pra onde foi esse dinheiro, o william bayer estava vendedo pra ele o claudio secretario de cultura, ze vc lembra quando ele trabalhava na bandeirantes e cobrava os comerciais do comercio local, onde foi aplicado o dinheiro, os comentarios de todos ai em cima, calça da moda carro idramatico, casa de luxo no loteamento carajas, lote na burity, gente vamos fazer algo por nos mesmos, ze faça alguma coisa esse moço quando o darcy sair do poder vai embora pro rio de janeiro onde mora a familia dele, faça uma enquete sobre o carnaval e sobre esse secretario…ha se quizer saber mais sobre ele pergunte ao anuarinho folho do prefeilto de canaa……ate a proxima…

  5. Edivan Filho (Som&Luzz) Responder

    Gostaria de amenizar o fato, alegando o seguinte, nosso empresa recém aberta foi convidada a fazer parte da sonorização da avenida, onde, com o conhecimento técnico que tenho falei o que seria necessário para o bom andamento do trabalho, porém esbarramos em valor um pouco abaixo do qual seria necessario para um bom andamento dos trabalho, não adianta querer se fazer uma avenida sem estruturas de crossovers que são equipamentos que atrasam o som a medida que são prologandas umas caixas das outras. Assim sendo fechamos o carnaval de curionopolis onde graças a meu bom Deus apesar de ser um PA novo sem ter sidos feitos testes anteriores, não tivemos nenhum tipo de problema, sabemos que todo meu eletrônico esta propicio a isto, muito mais ainda enfrentando as chuvas. Em relação as bandas que é outro ponto que todo mundo comenta, Eu tenho uma experiência passada pois sou músico profissional e sempre me ofereci para qualquer ajuda, mais nunca fui muito escultado porque aqui o circuito e muito fechado poucos decidem as coisas. Já toquei com o Maciel (Papada dos cavaleiros do forró), Já gravei com o dorgival Dantas (grande compositor da musica voce nao vale nada mais eu gosto de voce) sempre me protifiquei de ver as bandas tocarem antes de serem contratadas para mim dar o aval pelo menos ritimico e de qualidade de execução, mais acredito depois do nosso carnaval feito em curionopolis, abram-se as portas e que aceitem pelos menos alguma sugestao minha, para que o foliao posso curtir um carnaval bem conceituado com bandas de qualidade.

  6. Jô Queiroz Responder

    este ano foi a primeira vez que passei o carnaval o que eu acho e que as escolas de samba e os blocos carnavalescos ñ devem depender somente da prefeitura e sim fazer festas, sorteios, rifas durante o ano todo para que ñ passassem vergonha na avenida pois quem gosta de festa tem que gostar de gastar

  7. IG Responder

    Pow Junior, vc errow feiw cara. “linho” caiu de moda. Agora ele veste, exclusivo, colcci, Calvin Klein, Iodice, Forum, anda de carro automático. Éh, realmente, o dinheiro público faz a diferença. Mas tudo isso ele compra com seu salário, claro. O cara tem contrato.

  8. Mc lobato Responder

    fala wandeco kkkkkkk pow cara saudades,meu caro zé esse ano eu não estive na programação de carnaval por ter outras atribuições e estava apenas afim de me divertir…( preciso de descanso ) na vida não agradamos a todos e isso é fato,mas acredito que tanto o laércio quanto o dj alex fizeram sim um grande trabalho,estão de parabens…e nessa vida quem não fala merda? temos que cobrar sim,mas ajudar a organizar as coisas, criticas construtivas sempre serão bem vindas…

  9. junior Responder

    Vergonha e pouco pelo que sinto, alias sentimos e uma falta de respeito com os cidadões de parauapebas…. e eo blocos que ate ontem estavam esperando os abadas que nunca foram entregeus.ele comprou 240 abadas e alguns so receberam 168 VERGONHA….e sem falar no som que nunca prestou o secretario estava la como um idiota segurando o microfone na bateria da escola unidos do liberdade mas ele disse no canal local que veio pra fazer a diferença com certeza…. pois quando ele chegou no peba usava jeans agora ta so no linho………

  10. IG Responder

    É AMIGOS!!! DIANTE DAS MANIFESTAÇOES, REALMENTE, É PRECISO REPENSAR ESSA CULTURA, EM PARAUAPEBAS. DE QUE ADIANTA TRAZER INUMERAS “BANDAS”, FORA DO CONTEXTO. MIREM-SE EM TUCURUÍ. NOS TRIOS ELÉTRICOS. SE PEBAS TIVESSE 2 DELES, QUE FOSSE. A CIDADE, HOJE, QUARTA-FEIRA DE CINZAS, ESTARIA SATISFEITA POR TER TIDO UM BOM CARNAVAL.

    ALIAS, NOSSA CIDADE ESTÁ MUITO FEIA, SUJA, ABANDONADA. COM ASPECTO DE CIDADE SEM DONO. NOSSA, EU VOLTEI DAS FÉRIAS E DEI UMAS VOLTAS PELOS BAIRROS: BURACOS, LIXO NAS RUAS, MATO ETC. ENUMERAR ME FARIA PASSAR O DIA AQUI.

    CADÊ O DINHEIRO DISPONIBILIZADO PELO GOVERNO PARA ILUMINAR ESSA CULTURA MARAVILHOSA QUE É O CARNAVAL???

    “PENALIZO” NEM É O TERMO SECRETÁRIO! QUEM TEM PENA É GALINHA. JÁ DEU PRA PERCEBER, PELOS COMENTÁRIOS QUE O POVO “NAO TEM PENA DO SENHOR”.

    QUER SABER, PASSE UMA TEMPORADA EM TUCURUÍ, VEJA COMO SE FAZ CARNAVAL POR LÁ, INSTRUA-SE, AJUDE A NOSSA CIDADE BRINCAR NESSA DATA DE MANIFESTAÇAO CULTURAL, QUE É O CARNAVAL.

    SÓ PARA CONHECIMENTO: O PREFEITO DO TRINTA TROUXE A BANDA KASSICÓ. TRAGA AO MENOS UMA BANDA DESSAS PRA CÁ.

  11. wanderley mota Responder

    e ai,conseguiu descobrir quem escreveu a maioria dos comentários? a questão toda é do paternalismo predominante ai na região,e não esquece do lobato! rsrsrs…

  12. Anônimo Responder

    É melhor pegar o dinheiro que serve para o carnaval do peba e construir uma escola, é melhor que que fazer essa porcaria de carnaval e todo mundo ficar enchendo a lata de cerveja e roubar os outros depois.

  13. anônimo Responder

    carnaval do darci é muito ruim….enquanto a gente engole essas porcarias dessas bandas um som horrível,ele esta na bahia em salvador curtindo com o nosso dinheiro..

  14. anônima Responder

    é o lobatinho fez falta mesmo nesse carnaval,sem ele ficou sem graça o palco,o laercio é bom mas éapenas o apresentador não um animador,gostei do forro chocolate e a arquibancada

  15. sergio paulo Responder

    carnaval sem futuro esse de parauapebas,e porque o carnaval não amanhece o dia como em todo lugar,que diz ate o sol raiar…e essas bandas? que isso ? nem um trio eletrico? é realmente sentimos falta do mc lobato ele realmente é um excelente proffissional,o laercio decastro mandou bem,alguns blocos merecem respeito mas outros…aquele do flavio veras uma lástima igual a ele e quanto aos agentes do dmtt,vcs tem que ter mais respeito não esqueçam que o salario de vcs somos nós que pagamos! caro zé o carnaval de parauapebas esta morrendo…fora claudio!!!!!!

  16. anônimo Responder

    Francamente scretario,o que vemos é um amadorismo por parte dasecretaria como um todo! entregue o lugar de secretario e deixe pessoas qualificadas trabalharem corretamente,com tanto dinheiro que a prefeitura tem o senhor contrata essas bandas fuleiras ai…as bandas locais não tem repertório,postura,produção e profissionalismo para realizarem um carnaval bacana…a praça ficou sem animador o cara la da arara azul laecio fala besteira demais e o dj meu deus..eu devia ter levado minha familia para tucuruí… francamente secretario de cultura o senhor pode ate entender mas de organização não!!!!!!! o senhor é um bossal

  17. anônima Responder

    cade as bandas de fora para alegrar o carnaval? cade o mci lobato da radia arara azul pra animar as nossas noites com as suas fantasias malucas? cade o melhor carnaval do pará? tirando o bloco nessa onda eu vou e o vai la,o resto é muito escroto,secretario voce tem que voltar para a escola!

  18. rejeane alves Responder

    é uma vergonha imensa o carnaval de parauapebas,uma cidade tão rica com circulação fácil de dinheiro por parte da prefeitura e o que a gente vê é uma organização furada,sem segurança,uma bandas que eu acho que qualquer cantor de banheiro cata melhor do que essas bandas sem graça que estão ai e secretário o senhor é um ó…. pouca vergonha!!! merecemos coisa de qualidade…e como cidadã de parauapebas pesso que o senhor entregue o cargo pois não entende nada de cultura e organização!!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados