Secretaria da Presidência da República realiza encontro em Belém

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Em pauta, as políticas de inclusão racial no Brasil e as realidades de territórios tradicionais negros

Por Janine Bargas – de Brasília

De 15 a 17 de maio de 2013, lideranças negras se reunirão em uma série de encontros com pesquisadores, técnicos da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), ministros e gestores públicos. A intenção é promover debates sobre as políticas nacionais de igualdade racial e sobre o desenvolvimento de territórios tradicionais negros.

A Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (MALUNGU) abordará as realidades das 420 comunidades paraenses e reforçará a importância da aceleração dos processos de titulação territorial e a concretização da Política Estadual para as Comunidades Quilombolas no Pará. Esta é a quinta edição de uma série eventos realizados desde março deste ano em preparação para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá em Brasília, em novembro deste ano.

Nos dias 15 e 16 de maio, haverá um ciclo de diálogos e grupos de trabalho entre representantes da SEPPIR, do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e de movimentos sociais. Na sexta-feira, dia 17, acontecerá o Seminário Internacional “Territórios Tradicionais Negros: desenvolvimento e enfrentamento ao racismo”. Na abertura, estarão presentes a Ministra-Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Barros, o Governador do Pará, Simão Jatene, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, a Coordenadora de Igualdade de Gênero da MALUNGU, Luzia Betânia Alcântara, e a Liderança Tradicional de Matriz Africana, Mãe Nangetu.

Nas duas mesas redondas que compõe o seminário destacam-se a presença da vice-procuradora geral da república, Debora Duprah, e de pesquisadores, como Wande Abimbola, Coordenador do Ifá Heritage Institute, da Nigéria, e Alfredo Wagner Berno de Almeida, antropólogo e coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia.

Serviço:

Diálogos Sobre Políticas De Promoção Da Igualdade Racial
Data: de 15 a 16 de maio de 2013 (quarta e quinta-feira)
Local: Hotel Crowne Plaza (Av. Nazaré, 375 – Nazaré, Belém – PA – esquina com Benjamin Constant).

Seminário Internacional “Territórios Tradicionais Negros: desenvolvimento e enfrentamento ao racismo”
Data: 17 de maio de 2013 (sexta-feira)
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.( Av. Duque de Caxias, 2651 – Marco, Belém – PA)

Mais informações: http://www.seppir.gov.br

Posts relacionados