O município de São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, está em fase final de conclusão das obras do seu Hospital de Campanha (HC), que vai começar a funcionar na próxima semana para atender exclusivamente pacientes com suspeita do novo coronavírus. O hospital está sendo instalado no prédio do Hospital Municipal, localizado na Avenida Mogno.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Lenice Lage, a unidade vai inicialmente começar a funcionar com 10 leitos hospitalares. O HC vai contar com recepção de emergência, enfermarias, consultórios, aparelho de Raio-X, cozinha e área administrativa.
O complexo hospitalar também vai contar com amparo do laboratório municipal. Para concluir rapidamente a obra, 20 homens estão trabalhando na instalação elétrica, rede hidráulica, instalação das centrais de ar e pintura das paredes internas do prédio.
Segundo o diretor-geral do Hospital Municipal, Jhonatan Feitosa Costa, que também é responsável pelo Hospital de Campanha, a unidade de saúde terá um corpo clínico composto por três médicos, três enfermeiros e oito técnicos de enfermagem, que irá trabalhar em regime de plantão para o pronto atendimento da demanda dos casos suspeitos do novo coronavírus no município.
O prefeito de São Geraldo do Araguaia, Edilson da Emater, destaca que devido a urgência de conclusão das obras, diante do aumento de casos de Covid-19 no município, foi montada uma força-tarefa para dar celeridade aos trabalhos. “Todo o esforço de minha equipe de governo está voltado para a conclusão deste hospital. Independendo do que possa acontecer, queremos começar o atendimento de pessoas suspeitas do novo coronavírus neste novo local o mais rápido possível”, enfatizou o prefeito.
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado na noite deste sábado, sábado, 16 de maio, o município tem 36 casos positivos de Covid-19, com cinco recuperados e um óbito, que foi registrado ontem. A vítima fatal é um homem de 75 anos.
(Tina Santos)