Reunião define estratégia para remoção de feirantes da Praça dos Metais

Por W. Costa – Da Redação

Em reunião realizada no plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas, no final da tarde desta quarta-feira, 14, a comissão responsável pela remoção dos feirantes da Praça dos Metais, na Cidade Nova, apresentou a estratégia para desocupar a área. À reunião estiveram presentes representantes do Poder Judiciário, Defensoria, Ministério Público, Poder Executivo, Poder Legislativo e representantes das associações que representam os feirantes.

IMG-20151015-WA0051

O juiz Líbio Araújo Moura explicou a todos que a retirada dos feirantes será feita de forma gradativa e que toda a operação será acompanhado pela comissão, a fim de evitar que o combinado entre as partes seja descumprido durante a ação. “Eu irei acompanhar pessoalmente as ações de remoção dessas pessoas juntamente com a comissão responsável para garantir que ela seja uma ação humanizada e dentro do combinado com os feirantes”, disse o juiz, que garantiu, ainda, que ao remover um determinado grupo a área que os mesmos ocupavam será imediatamente isolada para que se evite novas ocupações. “O espaço será desocupado, isso já está decido, e não há possibilidade de mudança. Agora precisamos também garantir que a área a ser desocupada fique isolada para que evitemos nova ocupação e mais problemas”, afirmou.

FeiraPeixe-004No início das negociações o governo municipal propôs removê-los para o CAP – Centro de Abastecimento de Parauapebas – a popular Feira do Produtor, contudo, os feirantes, cerca de 260, não aceitaram e ficou acordado que todos irão para o prédio do Mercado Municipal, no bairro Rio Verde. Lá existem inúmeros boxes desocupados e, segundo a PMP, há espaço para abrigar a todos.

O representante do legislativo na comissão, vereador Charles Borges, informou que a Semurb – Secretaria Municipal de Urbanismo – fez um levantamento minucioso de todos os feirantes daquele local juntamente com as associações que representam a categoria. Ele afirmou que não há a menor possibilidade de pessoas de fora entrarem na lista dos beneficiados com o espaço no mercado municipal.

IMG-20151014-WA0065

Não foi definido ainda uma data para a primeira ação de remoção dos feirantes aconteça, mas deve começar em breve, já que toda a negociação foi finalizada entre os feirantes e o poder público. O representante da Prefeitura Municipal de Parauapebas, chefe de gabinete Wanterlor Bandeira Nunes garantiu que as ações serão acompanhadas de perto pelo gabinete do prefeito e que o diálogo será prioridade para no trato com os feirantes.  “Para a prefeitura, o dialogo será a principal ferramenta usada para resolver esse problema. Temos certeza que tudo será resolvido da forma mais humanitária possível, para que nossos feirantes possam trabalhar com dignidade e seguir suas vidas normalmente. Para isso não mediremos esforço”, garantiu Wanterlor.

A retirada dos feirantes da praça é uma discussão antiga e agora chega em seu desfecho derradeiro. Numa primeira etapa, a Prefeitura removeu a feira do produtor, que funcionava em dois grandes galpões que também devem ser derrubados em breve. Em seguida abriu-se um diálogo com os feirantes da parte de fora dos galpões, e agora, depois de muita negociação, finalmente serão retirados do local.

O capítulo final dessa história se dará com a retirada dos restaurantes populares que ainda ficaram funcionado por lá. Essa etapa ainda deve demorar, visto que o projeto de construção dos novos restaurantes populares para atender as pessoas que hoje trabalham no famoso “Costa pra Rua” está parado no processo licitatório. Segundo informações, a licitação foi iniciada, mas duas das empresas habilitadas para a disputa pela obra entraram com ação na justiça e a Prefeitura aguarda despacho do Tribunal de Justiça do Pará para dar andamento ao processo.

Posts relacionados

Galpões da Feira do Produtor são demolidos em ação da Prefeitura

Iniciada no dia 16 de novembro deste ano pela Prefeitura, a ação para desocupar a área da antiga Feira do Produtor  teve continuidade no último sábado (12), com a demolição dos galpões, que abrigavam os feirantes que hoje estão atuando no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP). Apesar de pacífica,

Tribunal de Justiça do Pará anuncia remoção de 14 magistrados. Juiz Líbio Moura vai para Castanhal

O Pleno do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) aprovou, na sessão desta quarta-feira, 19, a promoção e a remoção de 14 magistrados. Os juízes foram indicados pelas Corregedorias das Comarcas da Região Metropolitana de Belém e do Interior, conforme o critério de merecimento e antiguidade. Com isso, a Comarca de Parauapebas ficou sem três juízes, já que a magistrada Ana Tereza Waldemar da Silva havia solicitado exoneração porque passou em concurso para juiz no Estado de Goias; e os juízes

Galpões da Feira do Produtor são demolidos em ação da Prefeitura

Iniciada no dia 16 de novembro deste ano pela Prefeitura, a ação para desocupar a área da antiga Feira do Produtor  teve continuidade no último sábado (12), com a demolição dos galpões, que abrigavam os feirantes que hoje estão atuando no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP). Apesar de pacífica, a ação dividiu opiniões entre os feirantes e moradores do entorno. Para Karine Barbosa, que mora perto do local, a retirada de toda a estrutura é um ganho para a