Região Norte lidera número de ‘apagões’ no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Região Norte tem os piores índices de qualidade no fornecimento de energia do País. Em 2010, o brasileiro enfrentou pouco mais de 11 cortes de eletricidade no ano, enquanto os moradores do Norte ficaram quase 50 vezes no escuro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece que a situação é preocupante e cobrou das distribuidoras um aumento nos investimentos para tentar estancar o problema.

O grande número de interrupções garantiu às distribuidoras de energia da região Norte posição de destaque entre as empresas que mais tiveram de pagar compensações aos seus clientes.

A Celpa, empresa do grupo Rede Energia que atende o Pará, foi a campeã nacional de pagamentos. Somente na primeira metade do ano passado, a companhia teve que repassar R$ 31,5 milhões para seus consumidores. O número de compensações também é recorde: mais de 6 milhões.

Para se ter uma ideia da dimensão dos dados, a Eletropaulo, que atende 6,2 milhões de consumidores, teve uma despesa de pouco mais de R$ 15 milhões com o pagamento de compensações no mesmo período. A Celpa tem apenas 1,7 milhão de clientes, segundo balanço da Aneel.

Com informações do Estadão