Realizada em Parauapebas 1ª etapa da 5ª Copa Carajás de Três Tambores

A Copa Carajás contou com cerca 100 cavaleiros e amazonas nesta 5ª edição

Continua depois da publicidade

As provas de Três Tambores vêm cada vez mais conquistando adeptos desse esporte equestre no estado do Pará. Atualmente, o Núcleo Carajás de Quarto de Milha (NCQM), com sede em Parauapebas, é o segundo maior do estado em se tratando de participantes e campeões, perdendo apenas para a região metropolitana de Belém.

No sábado (8) e no domingo (9), foi realizada no Rancho JR, em Parauapebas, a 1ª etapa da 5ª Copa Carajás de Três Tambores, com a participação de cerca de 100 cavaleiros e amazonas, incluindo também competidores de Eldorado do Carajás, Canaã dos Carajás, Rio Maria e Marabá. “Esta Copa Carajás é muito importante, porque ela está no meio do campeonato estadual. Então, para o pessoal não ficar parado muito tempo, a gente faz essa copinha, que já está virando um copão”, afirmou, descontraidamente e contente com o sucesso do evento, o empresário João Vicente Ferreira do Vale, o “Branco”, proprietário do Rancho JR e do CT Genilson Martins, localizados na Rodovia Faruk Salmen, km 3,5, ao lado da White Tratores. “Branco”, que é apaixonado por Três Tambores, acaba de assumir a presidência do NCQM em substituição ao empresário Anderson Moreira.

Premiação

Na quinta-feira (6), também no Rancho JR, ocorreu a cerimônia de premiação dos melhores cavaleiros e amazonas da 4ª Copa Carajás de Três Tambores 2018-2019, nas mais diversas categorias, incluindo Mirim, Iniciante, Principiante, Jovem, Amador, Adulto, Masculino, Feminino e Profissional Light.

Em uma das provas, na categoria Principiante A, o garoto João Pedro Rodrigues do Vale, de apenas 12 anos, ganhou o 1º, 2º e 3º lugares. “Recebi cinco troféus e duas fivelas nessa premiação. Isto é o resultado de muito treinamento. Vale a pena participar. Minha meta é me dedicar mais ainda e ser vencedor também nas provas do campeonato de 2020-2021”, disse ele, que já foi também campeão estadual de Três Tambores no ano passado.

O garoto Thalyson Pavão, também de 12 anos, é outro campeão nesse esporte equestre. Ele conquistou o primeiro e o lugar lugares na categoria Jovem A. “Obtive bons resultados no campeonato 2018-2019. Agora, vou me dedicar mais ainda para o campeonato 2020-2021. Tenho me dedicado bastante e a gente só melhora se dedicando muito”, afirmou Thalyson, que é filho do vereador José Pavão.

Na categoria feminina, umas das maiores revelações das provas de Três Tambores no Pará é a jovem Letícia Bernadete Santos Lima, de 15 anos. Ela já foi campeã estadual e regional várias vezes e não seria diferente na Copa Carajás 2028-2019. Conquistou o primeiro e o segundo lugares em várias categorias. “É muita dedicação. Treino três vezes por semana e assim a gente vai se aperfeiçoando cada vez mais”, afirmou a tímida campeã.

O pai da Letícia, o empresário Luciano Lima, que é o presidente da Associação de Tambor e Baliza do Pará (ATBPA), disse que esse esporte se destaca no estado. “A Copa Carajás virou uma referência no estado, porque acabou abrangendo vários municípios e tornou-se a segunda maior copa desta modalidade no Pará. O número de inscrições nas provas não deixa a desejar em região nenhuma do estado”, frisou Luciano, proprietário do A&L Rancho.

O ex-presidente do NCQM, Manoel de Oliveira Filho, o “Manoel Chibata”, disse que o Núcleo Carajás do Quarto de Milha foi criado em 2012 para aproximar mais as pessoas no sudeste do Pará. “Cavaleiros e amazonas de Parauapebas e municípios vizinhos, incluindo Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás, Rio Maria e Marabá, se destacam cada vez mais nas provas de Três Tambores. E esta pista coberta do Rancho JR valoriza este esporte equestre que cresce a cada dia e é muito forte no Norte e Nordeste”, afirmou Chibata, que é esposo da também campeã Mágela Adriana Sampaio.

Para o vereador José Pavão (MDB), “a família do cavalo cresce muito em Parauapebas”. Ele disse ainda que é uma honra ter um filho, o Thalyson Pavão, competindo e conquistando inúmeras provas de Três Tambores. “Nós fazemos parte da competição dos Três Tambores porque este é um esporte da família e cresce bastante em Parauapebas e no Pará”, afirmou.

A nova diretoria do Núcleo Carajás de Quarto de Milha para biênio 2020-2021, que tomou posse na quinta-feira, dia 6 de janeiro, é a seguinte:

Presidente: João Vicente Ferreira do Vale

Vice-presidente: Edson Costa

Tesoureiro: Anderson Moreira

Secretário: Eder Ramiro

Conselho Fiscal: Ruiz Montezani, Danilo Barbosa de Castro e Waldir Borges.

Por Lima Rodrigues

Deixe seu comentário

Posts relacionados