Realizada em Parauapebas 1ª etapa da 5ª Copa Carajás de Três Tambores

A Copa Carajás contou com cerca 100 cavaleiros e amazonas nesta 5ª edição
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on print

Continua depois da publicidade

As provas de Três Tambores vêm cada vez mais conquistando adeptos desse esporte equestre no estado do Pará. Atualmente, o Núcleo Carajás de Quarto de Milha (NCQM), com sede em Parauapebas, é o segundo maior do estado em se tratando de participantes e campeões, perdendo apenas para a região metropolitana de Belém.

No sábado (8) e no domingo (9), foi realizada no Rancho JR, em Parauapebas, a 1ª etapa da 5ª Copa Carajás de Três Tambores, com a participação de cerca de 100 cavaleiros e amazonas, incluindo também competidores de Eldorado do Carajás, Canaã dos Carajás, Rio Maria e Marabá. “Esta Copa Carajás é muito importante, porque ela está no meio do campeonato estadual. Então, para o pessoal não ficar parado muito tempo, a gente faz essa copinha, que já está virando um copão”, afirmou, descontraidamente e contente com o sucesso do evento, o empresário João Vicente Ferreira do Vale, o “Branco”, proprietário do Rancho JR e do CT Genilson Martins, localizados na Rodovia Faruk Salmen, km 3,5, ao lado da White Tratores. “Branco”, que é apaixonado por Três Tambores, acaba de assumir a presidência do NCQM em substituição ao empresário Anderson Moreira.

Premiação

Na quinta-feira (6), também no Rancho JR, ocorreu a cerimônia de premiação dos melhores cavaleiros e amazonas da 4ª Copa Carajás de Três Tambores 2018-2019, nas mais diversas categorias, incluindo Mirim, Iniciante, Principiante, Jovem, Amador, Adulto, Masculino, Feminino e Profissional Light.

Em uma das provas, na categoria Principiante A, o garoto João Pedro Rodrigues do Vale, de apenas 12 anos, ganhou o 1º, 2º e 3º lugares. “Recebi cinco troféus e duas fivelas nessa premiação. Isto é o resultado de muito treinamento. Vale a pena participar. Minha meta é me dedicar mais ainda e ser vencedor também nas provas do campeonato de 2020-2021”, disse ele, que já foi também campeão estadual de Três Tambores no ano passado.

O garoto Thalyson Pavão, também de 12 anos, é outro campeão nesse esporte equestre. Ele conquistou o primeiro e o lugar lugares na categoria Jovem A. “Obtive bons resultados no campeonato 2018-2019. Agora, vou me dedicar mais ainda para o campeonato 2020-2021. Tenho me dedicado bastante e a gente só melhora se dedicando muito”, afirmou Thalyson, que é filho do vereador José Pavão.

Na categoria feminina, umas das maiores revelações das provas de Três Tambores no Pará é a jovem Letícia Bernadete Santos Lima, de 15 anos. Ela já foi campeã estadual e regional várias vezes e não seria diferente na Copa Carajás 2028-2019. Conquistou o primeiro e o segundo lugares em várias categorias. “É muita dedicação. Treino três vezes por semana e assim a gente vai se aperfeiçoando cada vez mais”, afirmou a tímida campeã.

O pai da Letícia, o empresário Luciano Lima, que é o presidente da Associação de Tambor e Baliza do Pará (ATBPA), disse que esse esporte se destaca no estado. “A Copa Carajás virou uma referência no estado, porque acabou abrangendo vários municípios e tornou-se a segunda maior copa desta modalidade no Pará. O número de inscrições nas provas não deixa a desejar em região nenhuma do estado”, frisou Luciano, proprietário do A&L Rancho.

O ex-presidente do NCQM, Manoel de Oliveira Filho, o “Manoel Chibata”, disse que o Núcleo Carajás do Quarto de Milha foi criado em 2012 para aproximar mais as pessoas no sudeste do Pará. “Cavaleiros e amazonas de Parauapebas e municípios vizinhos, incluindo Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás, Rio Maria e Marabá, se destacam cada vez mais nas provas de Três Tambores. E esta pista coberta do Rancho JR valoriza este esporte equestre que cresce a cada dia e é muito forte no Norte e Nordeste”, afirmou Chibata, que é esposo da também campeã Mágela Adriana Sampaio.

Para o vereador José Pavão (MDB), “a família do cavalo cresce muito em Parauapebas”. Ele disse ainda que é uma honra ter um filho, o Thalyson Pavão, competindo e conquistando inúmeras provas de Três Tambores. “Nós fazemos parte da competição dos Três Tambores porque este é um esporte da família e cresce bastante em Parauapebas e no Pará”, afirmou.

A nova diretoria do Núcleo Carajás de Quarto de Milha para biênio 2020-2021, que tomou posse na quinta-feira, dia 6 de janeiro, é a seguinte:

Presidente: João Vicente Ferreira do Vale

Vice-presidente: Edson Costa

Tesoureiro: Anderson Moreira

Secretário: Eder Ramiro

Conselho Fiscal: Ruiz Montezani, Danilo Barbosa de Castro e Waldir Borges.

Por Lima Rodrigues

Publicidade