Queimada danifica rede de fibra óptica e deixa quatro municípios sem Internet

O incêndio, de grande proporção, aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (17) às margens da PA-279 e danificou toda rede de fibra óptica que atende os provedores de internet, deixando Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Felix do Xingu sem comunicação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Um incêndio na vegetação às margens da PA-279 danificou toda rede de fibra óptica que atende os provedores de Internet dos municípios de Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte e Tucumã, no sudeste do Pará, e São Felix do Xingu, no sul do estado, que ficaram sem conexão com a rede mundial de computadores. Para restabelecer o serviço, os provedores se uniram e fizeram mutirão para consertar os danos casados pelo fogo.

O serviço foi restabelecido ainda na noite de ontem, mas os riscos de novas queimadas são ameaça constantes aos provedores, já que as chamas, quando o incêndio é de grande proporção, como o registrado, atingem a fiação. Nesse período, as queimadas em margens de rodovias se multiplicam e são um risco não só as redes elétricas e de comunicação, mas também de causar acidentes.

Desde a semana passada que o Corpo de Bombeiros montou bases de operações em Marabá, Parauapebas e Redenção para dar combate aos incêndios florestais, que aumentaram este ano em relação ao ano passado.

(Tina Santos)