PSOL protesta contra ato que excluiu bloco da oposição para compor Mesa Diretora da Câmara

Partido divulgou uma nota de repúdio ao presidente eleito Arthur Lira

Continua depois da publicidade

Brasília – Mesmo tendo lançado candidatura própria à presidência da Câmara dos Deputados, indicando o nome da deputada Luiza Erundina (SP) ao cargo, obtendo 16 votos; a bancada de deputados federais do PSOL lançou uma nota nesta terça-feira (2) repudiando o ato do presidente eleito da Câmara, Arthur Lira, que anulou a eleição para a Mesa Diretora da Casa, cuja composição garantiria ao bloco de oposição controle sobre os cargos. Segundo os parlamentares, a atitude do novo presidente foi antidemocrática e autoritária.

“Com essa manobra antidemocrática, que visa anular a oposição, Lira dá mostras de seu ímpeto autoritário, parcial e truculento na condução da Casa e reafirma seu alinhamento com o Palácio do Planalto”, denunciam os parlamentares do PSOL.

Na noite de segunda-feira (1º), logo após a eleição de Lira, a deputada federal Vivi Reis (PSOL PA) reafirmou em suas redes sociais a disposição do partido de seguir firme na oposição ao governo federal, mesmo tendo na presidência da Casa um político alinhado com o presidente.

“A Câmara acaba de eleger o candidato de Bolsonaro, o deputado Arthur Lira (PP-AL). Continuaremos sendo oposição, pressionando por impeachment de Bolsonaro, vacina para todos já e principalmente, não recuaremos um passo até derrotar Bolsonaro e sua quadrilha.”, escreveu a deputada.

Leia a nota dos deputados do PSOL na íntegra

A bancada do PSOL na Câmara repudia a atitude antidemocrática e autoritária do deputado Arthur Lira na noite de ontem, após a eleição da presidência da Câmara, ao anular o bloco opositor com o único objetivo de controlar todos os níveis de decisão da Casa, sem espaço para posições divergentes e mudando as regras da eleição no meio do processo para benefício próprio e de seu grupo.

Com essa manobra antidemocrática, que visa anular a oposição, Lira dá mostras de seu ímpeto autoritário, parcial e truculento na condução da Casa e reafirma seu alinhamento com o Palácio do Planalto.

Nós nos somamos ao movimento dos líderes e parlamentares que se posicionam nesse momento contra a truculência de Lira e estaremos juntos nas iniciativas pra barrar esse ataque. Não passará!

02 de fevereiro de 2021

Bancada do PSOL na Câmara dos Deputados

* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.

Deixe seu comentário

Posts relacionados