Projeto da Bit Company Parauapebas é premiado

Continua depois da publicidade

O Instituto BIT Company Parauapebas (PA) recebeu na última quinta-feira o prêmio ABF-Afras – Destaque em Responsabilidade Social, pelo Projeto Jovem Aprendiz, conduzido em 2008. Trata-se de um reconhecimento da Associação Franquia Solidária (AFRAS), braço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), às Franquias que realizam trabalhos sociais de resultado. O Projeto foi um dos três melhores inscritos por Franqueadoras de todo o Brasil, recebendo o prêmio em segundo lugar.

O projeto foi criado pela rede BIT Company e é praticado em diversas unidades da rede, composta por mais de 140 escolas. As principais metas são a inclusão digital e a melhoria da educação profissionalizante de jovens e adolescentes, com o objetivo de encaminhá-los ao mercado de trabalho.

De acordo com o sócio-diretor, Antônio Carlos da Silva, "a execução do Projeto Jovem Aprendiz em Parauapebas é a materialização do conceito de que a educação é o principal meio de transformação social e de melhoria na qualidade de vida das pessoas. Nossa cidade tem intenso fluxo migratório, o que acarreta fortes consequências de cunho social, incluindo a marginalização e a exclusão social de jovens e adolescentes. Nesse projeto – que terá nova edição este ano -, eles têm a oportunidade de aplicar seus talentos e habilidades no desenvolvimento da comunidade local".

Segundo Karine Gomes Barbosa, Diretora da BIT Company na cidade paraense – que organizou o projeto ao lado da Coordenadora Pedagógica, Maria Salete Amorim da Costa -, de junho a novembro do ano passado participaram 40 alunos entre 12 e 18 anos. Eles foram indicados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Parauapebas, entre estudantes de escolas públicas de ensino fundamental e médio que se encontravam em situação considerada ”de risco”. "Os jovens fizeram o curso mediante bolsas garantidas pela BIT Company em parceria com o Conselho. Eles receberam certificados individuais dos sete módulos teóricos e práticos dos quais participaram".

Karine explica que o projeto conduzido na cidade paraense foi adaptado de planos aplicados com sucesso em outras unidades BIT Company – nas cidades de Araxá (MG) e de Franca (SP, unidade onde foi criado o logotipo): "Planejamos os cursos de acordo com as necessidades dos jovens de se qualificar, principalmente, com informática profissionalizante. Em 116 horas-aula, divididas em sete módulos práticos e teóricos, eles se capacitaram em Administração, Atendimento, Assistência de Secretaria e Informática (módulos Windows, Word, Excel e PowerPoint). Dezesseis dos 40 alunos participantes – todos os que tinham mais de 15 anos – foram encaminhados para o mercado de trabalho. Quanto aos mais jovens, tentaremos fazer com que obtenham novas bolsas e deem continuidade aos estudos".

BIT Company Parauapebas
Endereço:Rua E, 589, 1º andar – Bairro Cidade Nova – Parauapebas – PA
Telefone: (94) 3346-1215
E-mail: parauapebas@bitcompany.com.br

Fonte: MaxPress

1 comentário em “Projeto da Bit Company Parauapebas é premiado

Deixe seu comentário

Posts relacionados