Professores da Unifesspa rejeitam proposta de aula remota

Votação ocorreu durante assembleia online realizada pelo Sindicato dos Docentes (Sidunifesspa)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Por unanimidade, os professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) votaram contra a minuta que propõe o retorno das aulas de cursos de Graduação, por meio remoto, durante a pandemia. A assembleia online foi realizada pelo Sindicato dos Docentes da Unifesspa (SINDUNIFESSPA) na última segunda-feira (6). 

Para o Sindunifesspa, o ensino remoto comprometerá o processo de ensino- aprendizagem com qualidade e excluirá centenas de estudantes da instituição. Na carta publicada pelo Sindicato, o argumento defendido pelos docentes é que “os alunos da Unifesspa são, em sua maioria, de baixa renda. Muitas e muitos não possuem computador pessoal que possibilite o acesso à internet –  contando apenas com dados móveis e com pacotes de planos de dados limitados. Oferecer componentes curriculares em forma de disciplinas para aqueles que estão aptos a cursá-las, por Ensino Remoto, só beneficiária uma minoria dos estudantes, e excluiria a grande parte que têm direito ao mesmo acesso que os demais”.

A categoria também ressalta que o Ensino Remoto impõe várias condições para adequação ao trabalho letivo, que não serão supridas sem acompanhamento e suporte técnico apropriados pela instituição. Os professores manifestaram preocupação com o pouco tempo de discussão sobre o tema e para colaborações da minuta que prevê o Ensino Remoto na Unifesspa. 

Discussão online

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Unifesspa realizará, nesta quinta-feira (9), de forma online, a 4ª Reunião Ordinária de 2020, para discutir sobre a possibilidade de aulas remotas e ações emergenciais durante a pandemia.

De acordo com o Consepe, as propostas apresentadas são inicialmente submetidas ao Conselho, passam por pareceres das Câmaras e, só então, após amplo debate, é realizada a apreciação da pauta.

Publicidade