Procurador Geral de Parauapebas comenta manifestações políticas

Continua depois da publicidade

Por Mário de Oliveira Brasil Monteiro

imageEm pouco mais de cem dias de trabalho algozes, urubus e hienas de plantão desejam que as bodas de prata de história sejam revistas, como em verdadeiro truque. Novos pisos, postes, serviços, servidores – todos essenciais – são exigidos como se às regas de chuva surgissem do chão, como se nada houvesse a fazer que não apenas abrir os olhos e sorrir.

Contos prolixos de histórias surreais não existem em nosso mundo. Heróis no exercício do servir ao público não o são por singelamente exercerem com afinco suas vocações e predestinações. Essa admiração demonstra o quanto o povo está carente de honestidade.

A vida pública muito mais é do que realizar tudo aquilo que se almeja como sendo o mínimo necessário para a todos atender, é seguir primados de normas que foram confeccionadas para garantir que ao gestor seja permitido executar sem macular a própria máquina, já presumindo erros, mas protegendo a coletividade. Coletividade esta que, por via das vezes, é embaçada por interesses individuais, parciais, desmedidos.

É efetiva a necessidade de segurar forte o timão dessa nau que não para, que demanda atenção constante, mas que mesmo assim sofre das intempéries das criticas sem fundamentos e argumentos, meras flechas sem qualquer embasamento que não seja o interesse particular, do alheio. A verdadeira mudança não partirá de arroubos, devaneios ou de delegações de sonhos para mãos de tecnocratas.

O que há, desde o começo do ano, por um lado, é a aposta de transformação; de outro conjecturas desconstruindo o que sequer se teve tempo ser projetado. Para se alcançar os objetivos, executar, sempre será necessário limpar a sujeira que se encontrou, limpar a casa, inventariar o estoque de problemas regurgitados pelo povo nas urnas e, ainda, garantir que dos sonhos não se perca nada.

Todavia, em contrário aos rumos normais, travestido em condutas pseudo necessárias ou vernáculos riscados em uma mais-que-perfeita grafia, há um enxame de irresponsáveis desconfianças ou pessimismos que rumam para pretensões desfiguradas da vontade do povo, um desconforto individual que ainda que protegido ao mesmo teto, pouco se importa caso este venha a cair, “cospem para cima”.

O discurso da desconstrução não pode aceitar que o novo, a mudança, possa prosperar.

Frustações individuais de falta do romano “pão e circo”, que ao povo não sustenta mais, são demonstradas por falsos e imperfeitos críticos, sequer autorizados, de passados impuros, mas de gana ampla. E assim bradam: Deriva-se a nau. O que esperavam do carnaval não foi, esperavam o que nunca houve. Os lotes da cooptação não saíram.

Por estes fatos deve seguir o primado básico do povo? É com isso que se preocupa a população? Os anseios da cidade, a satisfação e o bem estar geral não podem ser vinculados a descompromissos de quem assiste de camarote às ruínas, a quem lucra com o disse-me-disse.

À velhas raposas, sovinas de massacrar o sofrido, sofredor: Deixem que o tempo seja o perfeito senhor desse legado, que venham alguns meses e que a escrita do caminho efetuada passo a passo, responsavelmente, possa gerar frutos dos verdadeiramente compromissados com um efetivo proposito de futuro.

* Mário de Oliveira Brasil Monteiro, brasileiro, casado, parauapebense por convicção, Procurador Geral do Município, Pós graduado em Direito Tributário e em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ex advogado da Vale S. A., ex conselheiro estadual da OAB/PA e Advogado militante, até dezembro de 2012.

31 comentários em “Procurador Geral de Parauapebas comenta manifestações políticas

  1. UBES COORD PARAUAPEBAS Responder

    VAMOS IMPRIMRI ESSA NOTA E LEVA AOS ESTUDANTES DE PARAUAPEBAS SABEREM COMO ESSA GESTÃO TRATA OS MOVIMENTOS SOCIAIS!

  2. Bob Andrade Responder

    Quem gosta do Dr. Mário é o Fábio Sacramento que ele perdeu um prazo e ele não pôde ser candidato numa eleição aí. Pense. advogado perder prazo, ainda mais eleitoral, rsrsr

  3. Leandra Responder

    Eu já sabia o Valmir não tem competência, eu não sei porque o povo ao invês do desespero da mudañça, não avalia a trajetória do candidato. O Valmir tá mostrando o que ele é. A empresa dele só tem nome. O povo se iludiu…

  4. Comendador Taubaté Responder

    A forma como o senhor doutor falou chamou mais atenção do que o que ele quis dizer. Mas esses meninos de hoje dão muito mais importância pra embalagem que pro biscoito, né não?

    De uma coisa ele tá certo. Temos urubus e hienas rondando por terra e pelo ar aquela prefeitura. Sinal que ali tem podridão sim senhor. Ou o doutor discorda?

  5. comendador Taubaté Responder

    O jeito que o senhor doutor falou chamou mais atenção do que o que ele realmente quis dizer. Mas esses meninos de hoje dão mais importância pra embalagem do que pro biscoito, né não?

    Mas uma coisa o senhor doutor acertou na mosca. Certinho quando chama os grevistas de urubus e hienas. Não são animais afeitos a coisa podre e morta? Então tá certinho o senhor. Parabéns.

  6. Anônimo Responder

    Parabéns senhor procurador, graças a um professor vc tem conhecimento do uso das figuras de linguagem(termos línguistico). Os urubus e as hienas deste município usarão seu texto no retorno as aulas para mostrarmos o bom uso das metáforas, hiperbóles, etc por que com certeza com esse discurso eles também serão um dia procuradores. Já que o salário aumenta 50% de uma só vez

    • Anônimo Responder

      O sujeito bonitinho, de bochechas rosadinhas poderia até responder essa, já que ele tem tempo de escrever artigos pseudo intelectuais para a sociedade Paraupebense.

  7. A ANTA Responder

    ANTA 2 OU DESCULPA ARTHUR, TA RUIM NÉ FII? PERDEU O EMPREGO NENEM? ENTÃO CHORA E SE REVOLTA, AQUI VC VAI CONSEGUIR EXTRAVASAR SUA IRA, É O LOCAL CERTO.

  8. Indignado Responder

    Sr. procurado
    venho comunicar ao Sr. que talvez nem sai de sua sala com ar condiciona, água mineral, e etc. Enquanto isso, funcionários exercendo suas atividade faltando materiais básicos dentro do local de trabalho “sem” água, “sem” material de “higiene”,”semmmmm…”. Sr. procurado se tá acontecendo alguma manifestação preocure o motivo e não agrave mais, o Sr. é bastante inteligente para publicar uma nota dessa.
    Por favor, pense antes de publicar uma outra nota, direcione para quem o Sr. quer que chegue.
    “sem” mais no momento. Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Anônimo Responder

    A era Darci já passou, pôr culpa nele não vai resolver nada. A vez é do velhote, assumam as responsabilidades!!! Jogar culpa no governo anterior não vai ajudar em nada!!!Falando sério, põe teu filho para estudar em uma sala de aula sem ventilação, sem material escolar, aliás, sem nada ou então assume uma sala de aula sem as mínimas condições. Ou vais dar aula em uma extensão fedendo esgoto.

  10. Antonio Campos Lameira Responder

    É admirável seu poder de escrita e provavelmente de eloquência e,seria um prazer que todos absorvessem tais conhecimentos ou ao menos metade, pois enquanto profissional da educação ainda é um desejo que se realizará, o qual confirmo diariamente quando entro em sala e ponho em seus olhares, futuros juizes, médicos,engenheiros,PROCURADORES… Conheço e muito esses profissionais que pelas minhas mãos passaram e feliz ou infelizmente não se encontraram enquanto profissional, que,talvez lhes faltem tempo ou não souberam aproveitá-lo.
    Eu “urubo” ou “hiena” continuarei semeando em meus alunos seus futuros, pois não faço o possível e sim o melhor;Claro que serei repetitivo(prolixo),porque tenho atitude,vontade e, principalmente messuro minhas palavras que o TEMPO me auxilia.

  11. Francisco Eleones Alves Lopes Responder

    Professor Francisco Eleones,

    Com certeza, é pouco tempo para se fazer muito e muito tempo para não se fazer nada. Sentar com uma categoria de trabalhadores não é nem um bicho de sete cabeças, só queremos ser ouvidos o que ainda não fomos. Agendar reuniões e não comparecer significa nada mais nada menos que não dar interesse a uma categoria que de certa forma também já estava cansada do governo passado mas merecia mais respeito do atual. É muito fácil ir em um blog e escrever bem diferente de ir a público e não ter o que falar. Esperar que uma pessoa culta como o Senhor escreva tão bem não me causa espanto me causaria se eu encontrasse um texto cheio de erros de português. Preocupe-se mais em defender os direitos do povo que é para isto que você está sendo pago e muito bem pago.

  12. Jefferson Frölich Responder

    Logo ao escrever com tamanha metodologia cientifica usasse desse afinco para exercer sua função e cobrar que se faça o correto e nos termos da lei o que o mesmo foi instruindo e se diz capacitado.
    Mostrar em trabalho em ações que qualquer leigo possa enteder não o faz.
    Muito me admira querer mostrar que sabe escrever.
    Terá meu respeito quando mostrar que sabe trabalhar.

  13. Falando serio Responder

    Vamo lá… Acho que esta mensagem não foi pra prometer, ou entao para falar que vão fazer alguma coisa. Acho que foi para o dr. Mario se defender de coisas que vinham falando dele! Um outro blog “sol de carajas” fez varias criticas a ele, e chegou a xinga-lo de forma ridicula. Acho que esse texto, os entendedores entenderam. Parabéns dr. Mario, pela sua integridade e pelo seu carater! Conheço uma pessoa da sua familia! Sou pai de um amigo do seu filho e meu filho fala que o senhor é uma boa pessoa, e conheço o seu trabalho, parabéns.

  14. EU Responder

    REALMENTE ESTA COM LIXO E SEM LUZ, FRUTO DO ABANDONO QUE O SEHOR DARCI DEIXOU, FRUTO DE 8 ANOS OU ATÉ MAS, POIS A OUTRA PREFEITA TAMBEM JÁ TINHA DEIXADO A CIDADE LARGADA AOS RATOS, EU NÃO SEI SE SEU VALMIR VAI SER MAS UM VAGABUNDO A ADMINISTRAR PARAUAPEBAS, DEUS QUEIRA QUE NÃO, O POVO DE PARAUAPEBAS NÃO MERECE MAS UM, AGORA QUERER QUE ELE ACERTE TUDO DENTRO DE 100 DIAS , AI É BRINCADEIRA, FAÇA ME RIR OPOSITORES PELO BEM DE PARAUAPEBAS, CADA UM QUE COMENTAR QUE SEU VALMIR NÃO FEZ NADA AINDA FAZ PARTE DA MAMATA DO PREFEITO PASSADO.

    • Anônimo Responder

      então é a cidade praticamente toda a fazer parte da mamata passada. acorda anta! Olha como esta essa cidade. E tivesse o darci explodido uma bomba nuclear aqui, tem dinheiro em caixa suficiente para reconstruir 3 cidades dessa! Deixa de ser lesada (o) …

      Quem é o prefeito agora é ele, então que cuide da cidade.
      Se viiiira veio, não quis?! Então aguenta! Bora trabalhar!

    • artur Responder

      então é a cidade praticamente toda a fazer parte da mamata passada. acorda anta! Olha como esta essa cidade. E tivesse o darci explodido uma bomba nuclear aqui, tem dinheiro em caixa suficiente para reconstruir 3 cidades dessa! Deixa de ser lesada (o) …

      Quem é o prefeito agora é ele, então que cuide da cidade.
      Se viiiira veio, não quis?! Então aguenta! Bora trabalhar!

    • Anônimo Responder

      Bom dia vamos falar do hoje todo mes cai nas contas da prefeitura o dinheiro, dos royats, funções como saude, educação, cultura, não podem parar,quanto tempo ainda vossa senhoria quer espear, pois eu já cansei de esperar vivi em uma ditadura e como nos esperamos por democracia e ela veio, mais acompanhada de corrupção e fálacia.

  15. Isabel Silva Responder

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…gente, muito bem dito os comentários.

    Por um momento pensei que lia uma sentença. Gente, essa foi boa!

    Mas, meu povo, entendam o ponto de vista do nobre Procurador, ele está acostumado a prazos a perdeeeeeeeeeeeerrrr de vista, aí nos Tribunais, ou Fóruns, logo, ele deve acha que os problemas do povo devem esperar com a mesma paciência, de Jó, que eles têm, afinal, uma hora ou outra, aquele hospital ou aquela infra sai. Uma hora ou outra, a sentença sai.

    De que livro será ele tirou, as palavras, aqui, proferidas?

  16. Leitor Responder

    Prosopopeia flácida para acalentar bovinos! ( Falando no mesmo linguajar usado pelo Sr. Mário)

    No popular: Conversa mole para boi dormir!

    E sim, a vida pública é realizar tudo que a população não só almeja, mas sim necessita para viver no minimo dignamente! Saúde, Educação, Saneamento e Etc!
    Quem pensa ao contrário não precisa disso para sobreviver!

    Dinheiro tem aos milhões, mais de R$ 400 Milhões para ser exato. Falta serviço!

    Cobrar? Sim, devemos cobrar, de quem estiver à frente dos cofres, seja Valmir, ou outro qualquer que tivesse lá! Vamos cobrar sim!

  17. ZEZINHO DO PSOL Responder

    FABRICIO O POVO QUERIA ,ALMEJAVA,SONHAVA ERA COM UMA MUDANÇA PARA MELHOR NAO PARA PIOR COMO VEM ACONTECENDO,O VELHOTE E TAO INCOMPETENTE QUE NAO CONSEGUIU TIRAR O LIXO DA CIDADE,A ILUMINAÇAO PUBLICA, A CIDADE TA NO ESCURO,OLHA O TAMANHO DA IMCOMPETENCIA. DEVERIA TER RESOLVIDO PELO MENOS OS SERVIÇOS EMERGENCIAIS EM QUARO MESES DE GOVERNO.ELE TEM QUE DESCER DO SALTO E CONVERSAR COM OS SINDICATOS,VEJA O CAOS QUE TA VIRANDO NOSSA CIDADE POR FALTA DE HABILIDADE DO VELHOTE PARA NEGOCIAR AS PERDAS SALARIAIS.

    • mané Responder

      Voce tem toda razão Zezinho. A maior parte do lixo ele tirou, quando deu uma lavada no Darci e sua gangue. Entretanto, grande parte desse lixo ainda está compondo a sua equipe. Em 100 dias dava para ele ter notado e tomado providència. Agora, os emergenciais que voce diz o Darci em 8 anos não resolveu, não é? Dê ao Valmir pelo menos 1 ano e, garanto, voce verá mudanças.

  18. Anônimo Responder

    Queremos ação! Discurso não significa nada! Em cem dias dava pelo menos para conservar o que já havia! Fazer grande obra nesse curto tempo todos nós sabemos que não dá!! Mas ruas escuras, ruas cheias de buracos, lixo pela cidade!! Isso vai atrair urubus e quem sabe até hienas!! Está faltando tudo nas escolas, tinta, papel A4, tudo!! Em cem dias não dava para já ter providenciado? Por que os servidores da educação, saúde e DMTT estão insatisfeito? Portanto, saiam dos gabinetes e verifiquem o que de fato está acontecendo. AÇÃO!!!! Só isso que a população quer!!

  19. Anônimo Responder

    Com essa cara de boneco inflável não me engana não. Foi demito da vale por incompetência, era funcionário fantasma do Darci agora vem pousar de intelectual. Quem não te conhece é que te compra.

  20. Pedro Beckman Responder

    Penso eu que este homem convicto de suas funções e atribuições, nunca, jamais novamente deveria pensar em escrever um artigo para meros mortais como eu. O homem usa linguagem, palavras e expressões que mais parece a leitura de uma sentença judicial.
    Da proxima vez sr. Marco, pessa a alguém menos “inteligente” para traduzir e transcrever suas “baboseiras cultas” para que nossa gente entenda o minímo possível do seu desabafo sem lógica e desconexo.

    • raimundão Responder

      Qual a sua finalidade alem de floreios juridicos nada mais é do que um legalista a serviço do poder posto,sr procurador procure verificar os salarios dos professores e comparar com o seu pois o senhor não trabalha dois turnos como nós,procure saber do turno intermediario nas escolas proibido no Brasil, e ainda praticado em Parauapebas do show da cantora ludimila e a cantora Roberta miranda e a situação dos artistas locais que agora são selecionados, pelo produtor de shows Anchieta para onde irá esta cidade a ps fale mais fale em linguagem popular para que o senhor possa ser comprendido.

  21. MP Responder

    PROCURADOR GERAL – PARAUAPEBAS

    Sua Principal atribuição : Aconselhar o prefeito na gestão da coisa pública dando orientação , pareceres !

    Este tipo de habilidade e profissional acredita nas suas forças e é competente quanto mais discreto for ! Ele tem confiança não só nas suas habilidades como tambem nos seus julgamentos e criticas. Bom ouvinte é uma virtude! Acreditar na sua forma de perceber o mundo e nas soluções que encontra para aconselhar. Isto empresta a ele uma aura de certeza que é captada pelas pessoas e pares que o cercam. Todos confiam nele naturalmente e sentem a necessidade de confiar-lhe suas dificuldades e limitações no conhecimento e aplicação das leis. No fundo, têm a convicção de que ele poderá ajudá-los de alguma forma com absoluto conhecimento jurídico . Fluente e carismático, ele tem o poder de convencer as pessoas para seus pareceres, suas idéias e fazer adeptos para os seus sonhos. Ele passa uma certa tranquilidade que convence as pessoas e desperta o entusiasmo e a crença de que tudo vai ser cumprido conforme as leis e respectivas constituições e melhorar o juramento de posse é mera formalização protocolar, e que é possível mudar , o respeito com dinheiro público esta acima de qualquer coisa. As pessoas e seus pares sentem-se confiantes e seguras em sua presença. Esta é uma forte razão para as pessoas e a opinião publica imediatamente sentirem-se interessadas sempre que ele fala alguma coisa externando uma atitude exemplar !não defendendo! Não Atacando! Sendo claro e mantendo-se fiel às suas atribuições constitucionais.

    Será que estes principios estão sendo praticados! Nosso procurador esta preparado e talhado para o cargo que ocupa ?

  22. Fabrício Responder

    É muito engraçado ver o desespero das viúvas do antigo prefeito reclamando do atual por ele não ter feito em pouco mais de 3 meses o que o antigo não conseguiu fazer em 8 ANOS. É patético ver essa cobrança tão acirrada em tão pouco tempo de governo só porque essas viúvas não viram a mudança do jeito que queriam. Se não gostaram da mudança então quer dizer que gostariam que as coisas continuassem do jeito “lindo” que estava nos últimos 8 ANOS???

    • AZ Responder

      Concordo com você, se esse governo será bom ou ruim só podemos avaliar depois dos quatros anos de mandato. Esperar que se faço tudo que esse município precisa em pouco mais de cem dias é querer forçar a barra de mais. Se com quatros anos continuar a mesma coisa que tava antes então não merece ser reeleito.

Deixe seu comentário

Posts relacionados