Presidente de Moçambique em Parauapebas

Continua depois da publicidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu ontem, o líder de Moçambique, Armando Guebuza, e reafirmou que o continente africano é “prioridade nas relações exteriores do Brasil”.

Lula insistiu, assim como fez há duas semanas durante a Cúpula da União Africana (UA), na qual participou como convidado, que, além das ligações históricas entre Brasil e África, existe “um futuro” que passa pela cooperação em assuntos de agricultura e de energia, com ênfase nos biocombustíveis.

“O Brasil também deseja ser parceiro (dos países africanos) em projetos para o desenvolvimento” e colaborar especialmente nas áreas de saúde e tecnologia, indicou o governante.
Lula lembrou que, com apoio do Governo brasileiro, construirá em Moçambique um laboratório que produzirá remédios utilizados no tratamento da aids, doença que afeta 24 em cada 100 pessoas, de entre 15 e 49 anos, no país.

O presidente brasileiro afirmou que, além disso, quer que esse laboratório “seja um centro de capacitação e treinamento para o resto do continente africano” na luta contra a aids.

Guebuza agradeceu a importância que o Governo Lula deu às relações com Moçambique e o resto da África e destacou que seu país oferece “enormes oportunidades” para o investimento público e privado.
Explicou que, por essa razão, se reuniu durante os últimos dois dias com dezenas de empresários brasileiros, aos quais convidou a visitar seu país e “fazer negócios”.

Guebuza deu a Vale como exemplo, que tem previsões de investimentos de US$ 1,3 bilhão no desenvolvimento de um projeto em Moçambique.

O presidente de Moçambique, que está no Brasil desde o domingo passado, concluirá sua visita hoje, em uma visita às instalações do Projeto Carajás, da Vale, aqui em Parauapebas, considerado a maior mina de ferro a céu aberto do mundo.

Essa visita acontece na manhã e hoje e a Vale estreita ainda mais a relação com Moçambique já que mantém comercio no ramo de carvão, que a vale pretende distribuir às siderúrgicas desta região do Pará.
Como forma de cortesia a Vale irá presentear a comitiva de Moçambique com 50 kits arte de biojóias, produzidas por artesãos de Parauapebas.

Fonte: Laércio de Castro

3 comentários em “Presidente de Moçambique em Parauapebas

  1. Sávio de Castro Responder

    Pois é …quem perdeu os cavalos arriados em Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilandia e Conceição do Mato dentro …. o proximo é a região da Vila Paulo Fonteles

  2. Sávio de Castro Responder

    Sávio de Castro, moro há 20 anos na região do Grande Complexo Carajás, formado em Controle Ambiental – Especialista em Saúde e Meio Ambiente pela UFPA, hoje cursando o segundo ano de engenharia Civil (UFPA). Canaã Carajás, Cidade onde fica a Mina de Serra Sul – maior mina de minério de Ferro do mundo, prevista atualmente para 2012 (conforme reportagens), Cidade detentora do maior PIB per capto do Estado do Pará – garantido apenas com os impostos inerentes as operações da mina do Sossego (cobre), Cidade já considerada a Terceira maior exportadora do estado. Atualmente Canaã é considerada uma das cidades com maiores potenciais da América do Sul (quantidade; diversidade e qualidade dos minerais). Além de Serra Sul, ainda se localiza na cidade a Mina de Níquel do Vermelho (níquel); Usina Hidrometalurgica, Mina do 118. E a um raio inferior a 25 km a mina de Cobre do Cristalino. Segundo noticiários (veiculados pela Internet) Canaã deverá ter um dos maiores investimentos do mundo – é estimado para a implantação da mina de Serra Sul a quantia em torno de 10.000.000.000,00 (Dez bilhões) – Isto mesmo – Quantia superior a economia de paises como a Bolívia. Outrossim, coloco-me a disposição para ser cicerone de investidores em imóveis na região. Sávio de Castro (94) 9144-9191; (94) 3328-2294; e ou sávio_parauapebas@yahoo.com.br . Observo, ainda que, o sul do Pará é atualmente a região com a maior taxa de crescimento populacional do país e em breve o “Estado do Carajás” deve emancipar. E a região do município de Canaã, hoje, é apontada como o local bastante apropriado para capital segundo critérios Acesso a grandes técnicos, como: Orilandia ( viaCentro geográfico do sul do Pará;cidades: Cedere III); Parauapebas (via Cedere I) e Xinguara ( Via Gogó da Cidade Onça); Altitude superior a de 140m – implicando em uma substancial economia com desabrigado nas enchentes (sazonais). Boa bacia hidrográfica para abastecimento populacional; pouca acidentada; implicando em uma enorme, Diferença em altitude em relação a Marabá e Parauapebas superior a 140m – implicando em economia no tratamento de esgoto – todo por gravidade, Outrossim, coloco-me a disposição para investidores em imóveis na região. Sávio de Castro (94) 9144-9191; (94) 3346-1410; e ou sávio_parauapebas@yahoo.com.br

Deixe seu comentário

Posts relacionados