Prefeitura de Parauapebas vai fazer megaoperação de drenagem no Nova Carajás

Investimento de R$ 44,5 milhões vai alcançar mais de 30 vias públicas e garantir drenagem e pavimentação numa extensão total de 11 km. Obra vai gerar 200 postos com carteira assinada.

Continua depois da publicidade

O Bairro Nova Carajás, que transita entre área nobre e periférica, vai receber o maior “mutirão” de infraestrutura desde que foi fundado, na década passada. O governo de Darci Lermen está preparando uma baita licitação no valor de R$ 44,567 milhões para ajeitar as ruas da sexta etapa e melhorar as condições de trafegabilidade para, pelo menos, 10 mil habitantes residentes no loteamento e adjacências. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.

Mais de 30 vias públicas serão beneficiadas com serviços de pavimentação e drenagem de águas pluviais, inclusive os principais eixos de acesso ao bairro, como as ruas Araguaia e Tocantins, e as avenidas Nova Carajás, Serra Pelada, Sereno, Serra Sul e Serra Norte. A licitação atende a pedidos dos vereadores Aurélio Goiano, Zé do Bode e Eliene Soares, que, em diferentes momentos, clamaram ao Poder Executivo para cuidar do bairro, com apelos que vêm desde o início do ano passado até o mais recente, feito por Eliene, no mês passado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), responsável pelo edital de licitação, a área técnica da pasta esteve no local e constatou que a necessidade de reestruturar as condições de acesso e circulação na sexta etapa é realmente urgente. No local, serão implantados gradativamente espaços qualificados com drenagem urbana, mobilidade e acessibilidade. Ao todo, 11,1 quilômetros de ruas e avenidas receberão pavimento novo, uma extensão equivalente à distância entre a portaria de acesso à Carajás e o shopping Partage.

Outra boa notícia que a obra de restauração da infraestrutura do Nova Carajás traz é a geração de postos de trabalho com carteira assinada na construção civil. Atualmente, conforme dados de setembro do Cadastrado Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Parauapebas é o 6º maior polo de empregos nesse setor no país, atrás apenas de grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte, e deve abrir mais vagas formais, uma vez que a empreitada no Nova Carajás prevê a contratação de até 200 trabalhadores.