Prefeitura de Parauapebas prepara construção de ‘águas dançantes’

Fonte vai usar 113 toneladas de aço e 12 mil blocos de concreto estrutural, o que demonstra se tratar de um negócio suntuoso. Ideia é transformá-lo em point turístico da Capital do Minério

Continua depois da publicidade

Em duas semanas, a administração do prefeito Darci Lermen vai conferir propostas comerciais para comprar insumos que vão ser usados para erguer aquilo que a Prefeitura de Parauapebas aposta ser um dos principais cartões postais da cidade num futuro próximo. A construção de uma fonte de “águas dançantes” na futura lagoa do Complexo Turístico está vindo aí com a intenção de fazer o visitante “babar”. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu.

De início estão sendo licitados itens como ferro, concreto, formas e blocos estruturais para a construção da piscina. O investimento orçado é de R$ 3,63 milhões e a modalidade escolhida para aquisição dos materiais é o pregão.

Segundo a prefeitura, a fonte de águas dançantes é uma espécie de extensão com aura turística das obras de urbanização do Programa de Saneamento Ambiental de Parauapebas (Prosap). O complexo está sendo preparado em frente ao prédio da prefeitura, entre a PA-275 e o Morro dos Ventos. A fonte ficará no centro da lagoa e terá equipamentos e tecnologias embarcados para causar o efeito de “dança” das águas.

Ela vai pegar ao menos 113 toneladas de aço e quase 12 mil blocos de concreto estrutural, o que demonstra se tratar de um “point” suntuoso. O complexo de turismo e lazer deve valorizar ainda mais os bairros Rio Verde, Maranhão e Beira Rio.

Base estrutural do aterro para as águas dançantes está pronta

Prosap potencializa turismo

A perspectiva de se tornar uma cidade turística de grande esplendor talvez não fosse possível caso o prefeito Darci Lermen não tivesse tirado o Prosap do papel. O programa, que vai fazer reviver cursos d’água importantes para o município, como o Igarapé Ilha do Coco, é alternativa e solução para a revitalização ambiental de alguns dos principais canais de drenagem que atravessam a área urbana da Capital do Minério e para a celeuma das inundações decorrentes da influência dos níveis de maré do Rio Parauapebas sobre o sistema de drenagem pluvial. 

Além disso, o Prosap visa a melhoria das condições de saneamento básico no município, por meio da execução de obras de macro e microdrenagem para expandir o sistema de esgotamento sanitário, além de otimizar o sistema de abastecimento de água, ampliar a mobilidade urbana nas cercanias dos igarapés e promover o reassentamento de famílias, tirando-as de áreas de risco.

2 comentários em “Prefeitura de Parauapebas prepara construção de ‘águas dançantes’

  1. Filhos de Parauapebas Responder

    Parabéns! O Projeto e gradioso que vai transforma a cidade Parauapebas em uma cidade turistica mas importante da região norte! ✌

  2. Tarcísio alef Responder

    Matéria infelizmente não trata sobre as outras obras públicas turísticas que deve emergi com a construção de uma nova matéria econômica como a nova biblioteca pública,o complexo multicultural,o teatro municipal e novo museu da cidade

Deixe seu comentário

Posts relacionados