Prefeitura de Marabá lava ruas que foram atingidas pelas enchentes

O objetivo é lavar todas as vias para tirar os resíduos deixados pela cheia e preparar a área para o retorno das famílias, muitas das quais já estão voltando para casa

Continua depois da publicidade

Após a baixa no nível dos Rios Tocantins e Itacaiúnas e muitas ruas ficarem livres do alagamento, o SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) iniciou o trabalho de limpeza das áreas atingidas. Toneladas de entulhos foram retirados das ruas e esta semana começou a higienização das vias.

Na manhã desta quinta-feira (9), as equipes do SSAM começaram o trabalho pelas vias do Bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira. Nas ruas Mestre Olívio e Pará, as equipes retiraram entulho, enquanto na Avenida Silvino Santis, realizavam a limpeza e higienização.

As equipes utilizaram um caminhão pipa para fazer a limpeza da via, incluindo também as calçadas das residências. “Na ação de hoje nós retiramos a lama que o rio deixou. A intenção é lavar todas as ruas com objetivo de tirar os resíduos deixados pela enchente e preparar a área para o retorno das famílias”, explicou Marcos Moreira, diretor de expansão do SSAM.

Ele ressaltou ainda que o serviço de higienização vai continuar nas próximas semanas e será ampliado para várias vias. O serviço de higienização já está acontecendo em pontos de ônibus, rodoviárias, escolas, porta de prédios públicos, aeroportos e abrigos públicos, com uso de hipoclorito de sódio.

Neste ano, de acordo com a Defesa Civil do município, o nível do Rio Tocantins atingiu a marca de 12,64 metros, deixando 1.494 famílias desabrigadas ou desalojadas. Foram construídos 15 abrigos públicos, onde foram colocadas 917 famílias. Nesse momento muitas famílias já retornam para casa.

(Fonte: Ascom PMM. Foto: Paulo Sérgio Santos)