Rio Tocantins passa de 11,50 metros e Helder chega a Marabá para anunciar força-tarefa

Mais de mil famílias foram tiradas de casa e outras 680 estão desabrigadas

Continua depois da publicidade

O governador Helder Barbalho acompanha, nesta quarta-feira (22), a chegada da força-tarefa do governo do estado a Marabá, para atender as famílias atingidas pelas enchentes. 

As fortes chuvas que ocorreram na região nos últimos dias causaram a cheia do rio Tocantins, que chegou a 11,53 metros acima do nível normal, forçando mais de mil famílias a deixar suas casas e mais de 680 desabrigadas.

Para atendê-las, o governo do Pará montou uma força-tarefa e irá trazer diversos serviços de cidadania, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. As vítimas terão acesso à emissão de RG, encaminhamento para certidão de nascimento e óbito, além de atendimento e apoio assistencial.

A previsão da chegada do governo é para as 17h. Ele deve visitar a Praça Paulo Marabá, na entrada da Marabá Pioneira, onde está o primeiro abrigo construído pela Prefeitura de Marabá na semana passada. Dois caminhões carregados com cestas de alimentos já estão ali para distribuição.