Canaã dos Carajás

Prefeitura de Canaã vai implantar novo sistema de gestão educacional

Novo sistema de gestão funciona online e deve estruturar controle de informações das rotinas administrativas da Semed. Mesmo edital também prevê serviços de consultoria e capacitação pedagógica

A Prefeitura de Canaã dos Carajás abriu, na última terça-feira (9), um edital para a contratação de serviços de consultoria e capacitação pedagógica, por meio da realização de cursos, palestras e treinamentos. De acordo com o governo, o principal objetivo é investir nos profissionais que já atuam em Canaã e, por meio disso, buscar índices melhores na educação básica, visto que o município não está sequer entre os 1500 mais bem avaliados do país.

O mesmo edital também prevê a implementação de um novo sistema de gestão educacional online, que deve estruturar o controle de informações das rotinas administrativas da Secretaria de Educação e das escolas municipais. O novo sistema trabalhará através de relatórios, gráficos e documentos oficiais de forma simples e mais precisa. Segundo a gestão municipal, a nova proposta é “inovar na área educacional do município”. Atualmente, cerca de 11 mil alunos são atendidos pela rede pública.

Há menos de um mês, a Prefeitura de Canaã inaugurou a primeira escola a funcionar em tempo integral e em parceria com a Polícia Militar da região. Na data, o prefeito Jeová Andrade lembrou que Canaã começa a se destacar na região por conta da estrutura ofertada aos milhares de alunos da rede pública. O gestor, no entanto, reconheceu que o desafio agora é bem maior. “Nós queremos fazer de Canaã uma referência também na qualidade de ensino. A educação é e sempre foi, desde o início, a maior prioridade do nosso governo e queremos transformar Canaã, de fato, em uma cidade educadora.”

No ano passado, o prefeito, acompanhado de uma equipe da Secretaria de Educação, visitou a cidade de Sobral, no Ceará, município que ostenta o melhor índice de educação básica do país. Na ocasião, a comitiva de Canaã visitou escolas e trocou experiências com a gestão daquela cidade. “Nós queremos aliar a estrutura que Canaã já possui com os índices educacionais de Sobral” explicou Jeová à época.

Nos últimos dois anos, além da escola em tempo integral, a Prefeitura inaugurou três núcleos de Educação Infantil e um Centro de Formação para educadores.

Deixe seu comentário