Pré-conferências de Cultura elegem Delegados para a Nacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

No sábado, dia 30, produtores e militantes da cultura reuniram-se no Centro de Treinamento e Recursos Humanos para as pré-conferências de audiovisual, design e artesanato. Na ocasião, foram eleitos delegados e levantadas diretrizes de cada segmento para a Conferência Nacional de Cultura, que ocorre em março, em Brasília.

Para o artesanato, Sandra Santos foi eleita delegada e José Lessa, suplente. O segmento reivindicou o fortalecimento das entidades representativas do artesanato, implantação de planos de manejo para utilização de insumos naturais e criação do conselho nacional de artesanato.

Afonso Camargo foi o delegado eleito para o segmento do design, com Leila Rocha na suplência. As demandas levantadas pediram mais investimento para a qualificação profissional na área de design e ampliação da política de editais e leis de incentivo para o segmento. Além disso, solicitaram o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais de produtos e serviços dos programas de desenvolvimento, nas áreas de cultura e turismo.

O audiovisual estabeleceu como diretrizes a criação de políticas públicas especificas (editais, leis de incentivo) para fomento da produção audiovisual local, ampliação e aparelhamento dos cineclubes regionais e cursos técnicos na área de audiovisual, para formação de mão-de-obra local. Simone Oliveira foi a delegada eleita e Maicon Meireles, seu suplente.

Fonte: Diego Pajeú – Núcleo de Comunicação e Audiovisual – SECULT

Publicidade