Pré-conferências de Cultura elegem Delegados para a Nacional

Continua depois da publicidade

No sábado, dia 30, produtores e militantes da cultura reuniram-se no Centro de Treinamento e Recursos Humanos para as pré-conferências de audiovisual, design e artesanato. Na ocasião, foram eleitos delegados e levantadas diretrizes de cada segmento para a Conferência Nacional de Cultura, que ocorre em março, em Brasília.

Para o artesanato, Sandra Santos foi eleita delegada e José Lessa, suplente. O segmento reivindicou o fortalecimento das entidades representativas do artesanato, implantação de planos de manejo para utilização de insumos naturais e criação do conselho nacional de artesanato.

Afonso Camargo foi o delegado eleito para o segmento do design, com Leila Rocha na suplência. As demandas levantadas pediram mais investimento para a qualificação profissional na área de design e ampliação da política de editais e leis de incentivo para o segmento. Além disso, solicitaram o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais de produtos e serviços dos programas de desenvolvimento, nas áreas de cultura e turismo.

O audiovisual estabeleceu como diretrizes a criação de políticas públicas especificas (editais, leis de incentivo) para fomento da produção audiovisual local, ampliação e aparelhamento dos cineclubes regionais e cursos técnicos na área de audiovisual, para formação de mão-de-obra local. Simone Oliveira foi a delegada eleita e Maicon Meireles, seu suplente.

Fonte: Diego Pajeú – Núcleo de Comunicação e Audiovisual – SECULT

1 comentário em “Pré-conferências de Cultura elegem Delegados para a Nacional

  1. Dayse Cunha Responder

    “Ecodesign, Arte e Artesanato Sustentável como tecnologia social na Educação Ambiental e desenvolvimento econômico local nas grandes cidades” Entre 07 e 09/03, estarei em Brasilia como Delegada Setorial em Artesanato pelo Rio de Janeiro. É minha intenção abrirmos um amplo debate em caráter nacional sobre o tema e suas demandas. Gostaria que os interessados e demais Delegados mantivessem contato para pensarmos na formulação de propostas em Políticas Públicas para os setores.
    Informo ainda que coordeno o Cine Cena Urbana, Cineclube vinculado ao Cine Mais Cultura, do programa Mais Cultura. Dentre outras coisas, usaremos essa ferramenta audivisual para a divulgação e fortalecimento dos segmentos, no cenário nacional.
    Dayse Cunha
    Delegada – Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Posts relacionados