Polícia prende 3 acusados de financiar milícia armada no sudeste do Pará

Um dos presos comprou duas Ford Ranger blindadas que são usadas por milicianos e outro foi preso portando arsenal bélico, incluindo dinamites
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira, dia 17 de janeiro, uma operação coordenada pela DECA (Delegacia de Conflitos Agrários) do Sudeste do Pará, com sede em Marabá, cumpriu três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão. Todos são resultantes de representação realizada pela DECA de Marabá junto ao Poder Judiciário.

Entre eles, estão os mandados de prisão preventiva dos líderes e financiadores de uma milícia armada que age na região sudeste do Pará. Os acusados são José Iran dos Santos Lucena, Mateus da Silva Lucena (filho de José Iran) e Hamilton Silva Ribeiro.

No que concerne aos mandados de busca e apreensão, foram realizados em três municípios distintos, simultaneamente, Marabá, Parauapebas e Itupiranga, com o objetivo de apreender armas, munições, explosivos, além de dispositivos móveis que possam colaborar nas investigações.

Segundo a polícia, um dos alvos, recentemente, adquiriu duas Ford Ranger blindadas que são ocupadas por milicianos que fazem a segurança do alvo. Já o segundo acusado foi preso há pouco tempo portando arsenal bélico, incluindo dinamites, explosivos e munições de fuzil, calibre 7,62.

Considerando a periculosidade dos três acusados, a DECA pediu a apoio do Grupamento Especializado (GPE) para  a realização da Operação.

José Iran já foi acusado, em 2016, de envolvimento em conflitos agrários, no município de Anapu, no sudoeste paraense. As ordens de prisão foram decretadas pela Justiça por representação da Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá (Deca) em decorrência de inquérito policial instaurado pelo delegado Alexandre Nascimento.

O objetivo da investigação foi apurar conflitos decorrentes de questões fundiárias em quatro lotes que fazem parte do complexo das fazendas Bom Destino, Sossego e Santa Helena, situadas na Gleba Federal Bacajá, em Anapu.

José Iran dos Santos Lucena é proprietário da empresa J S Lucena Agropecuária Ltda, com sede em Marabá.