Polícia Militar: Operação Boas Festas visa garantir mais segurança durante compras de fim de ano em Parauapebas

O policiamento em motos e carros está ocorre nos centros de grande movimentação comercial, no entorno de agências bancárias e em corredores de tráfego intenso

Continua depois da publicidade

Em todo o País, o comércio já vive intensa movimentação, em razão do festejo natalino. Movimento que deve aumentar às vésperas do Natal, uma vez que muitas pessoas deixam para a última hora a compra dos presentes. Por esse motivo e para garantir a tranquilidade do público consumidor e dos empresários do comércio, a Polícia Militar realiza a Operação Boas Festas, que acontece por todo o mês de dezembro, em Parauapebas, no sudeste do Pará.

A ação ocorre nas áreas comerciais, bancárias e nos grandes corredores de tráfego da cidade. Nestes com barreiras onde acontecem abordagens com o intuito de tirar de circulação produtos ilícitos. Diferentemente dos anos anteriores, o comando do 23º Batalhão de Polícia Militar optou por colocar nas ruas efetivos em motocicletas e carros, o que garante mais agilidade e uma atuação mais abrangente do policiamento.

 “Nossa ênfase é a área do comércio, onde há a maior o aumento da circulação de pessoas e circulação de dinheiro. Em Parauapebas, adotamos a estratégia de utilizar motocicletas e viaturas, modalidade que aumenta o raio de abrangência, dá mais segurança para o policial e, em uma ocorrência que requeira prisão, há xadrez da viatura para fazer a prisão da pessoa”, frisou o comandante do 23º BPM, tenente-coronel Adilson Aquino.

O trabalho será ostensivo e preventivo, com rondas intensificadas durante o dia todo, principalmente em regiões onde o comércio é mais forte. A operação acontece também nos demais municípios de abrangências do 23º BPM, como Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás.

De acordo com o comandante, para garantir mais segurança no entorno das agências bancárias, o reforço conta com a atuação do Grupamento Tático Operacional (GTO), policiamento treinado e preparado para atuar em ocorrências que envolvam situações dentro e fora das agências. “No nosso município existe o Grupamento Tático Operacional, que é um grupamento especializado, onde os policiais são bem mais treinados e eles utilizam arma longa tipo fuzil calibre 762 ou calibre 556. Desde o início do mês, além das viaturas que já utilizamos no dia a dia, inserimos uma terceira, que atua com a missão de resguardar e preservar a vida e o patrimônio”, reforça Aquino.

Para quem for usar terminais bancários, a Polícia Militar orienta que é importante tomar algumas medidas de segurança. Uma delas é nunca aceitar ajuda de estranhos e, em caso de saque de grandes valores, sempre pedir apoio das autoridades. A advertência serve também aos idosos, que acabam se tornando alvos fáceis de golpistas. Eles devem sempre ir aos bancos acompanhados de alguém de total confiança.

(Da Redação)