Época: três paraenses entre os mais influentes

Continua depois da publicidade

Três paraenses, a soprano Adriane Queiroz, o lutador Lyoto Machida, e o procurador da República Daniel Avelino figuram na lista dos 100 brasileiros mais influentes em 2009, segundo a revista Época. De acordo com a publicação, que chega às bancas nesta semana, os nomes foram eleitos pela redação com a colaboração de leitores e de especialistas consultados.

A relação elaborada pela revista Época está dividida em seis categorias (Líderes & Reformadores; Empreendedores & Pioneiros; Ídolos & Heróis; Criadores & Artistas; Guias & Pensadores e Benfeitores), as quais refletem o tipo de atuação em que seus integrantes se destacaram durante o ano. Cada eleito teve direito a uma foto de rosto e a um texto elaborado por um convidado.

No caso dos paraenses, a soprano Adriane Queiroz, na categoria Criadores & Artistas, ganhou texto do aclamado diretor de óperas William Pereira. Para ele, a paraense, solista da Staatsoper de Berlim, na Alemanha, é, atualmente, uma das maiores vozes do mundo. “A menina que morava em um bairro pobre de Belém e ensinava crianças carentes transformou-se numa estrela”, diz.

Já o lutador Lyoto Machida, atual campeão mundial de vale-tudo, é descrito, na categoria “Ídolos & Heróis”, pelo senador Arthur Virgílio Neto como um atleta “perfeito”. “Lyoto emociona. Provoca admiração. Vence. Enche de orgulho milhões e milhões de brasileiros”, resume.

Por fim, o procurador da República Daniel Avelino, na categoria “Líderes & Reformadores”, é apontado pelo ambientalista Paulo Ádario, do Greenpeace, como “um jovem e corajoso procurador da República, que, em regiões remotas da Amazônia, constrói pontes entre a justiça distante e as comunidades da floresta”.

Fonte: Diário do Pará