PMDB comandará Câmara e Senado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

É verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva preferia que o peemedebista Michel Temer (SP) comandasse a Câmara e o petista Tião Viana (AC) o Senado. É verdade que Lula ficou chateado com o desejo do ex-presidente José Sarney (AP) de entrar na disputa pelo comando do Senado.

Mas também é verdade que Lula se rendeu à realidade: o PMDB deverá comandar as duas Casas do Congresso, com Temer na Câmara e Sarney no Senado. Lula engole isso para tentar vitaminar a provável candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República em 2010.

Lula rifou Tião Viana. O presidente avalia que seria melhor o PT do Senado fazer um acordo com Sarney do que entrar numa disputa para ser massacrado. Esse recado já foi dado a Viana e a seus colegas do Senado. Mas é do estilo Lulista não cobrar faturas diretamente. Se o PT do Senado quiser ser derrotado, problema dele, pensa o presidente. É um erro, porque o problema será do presidente. O Senado é uma Casa na qual o governo Lula vem comendo o pão que o diabo amassou, pois tem maioria simbólica. Não possui maioria efetiva.

Folha on line