Plebiscito: município de Curionópolis pode passar a se chamar Serra Leste

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade relatório do projeto de Decreto Legislativo, de autoria do deputado Fernando Coimbra (PSD), que propõe a realização de plebiscito no município de Curionópolis para ouvir a população local sobre a troca do nome da cidade para ser denominada Serra Leste.

O projeto deve entrar na pauta do plenário para votação definitiva nesta quarta-feira (27). A partir da aprovação da matéria, caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) providenciar a realização da consulta popular dento de um prazo de 180 dias.

Curionópolis é um município localizado no sudeste do Estado o Pará, formado a partir da exploração do ouro de Serra Pelada na década de 1970. O nome do local se refere ao major reformado do Exército Sebastião Curió, militar que atuou na repressão do governo militar aos críticos do regime. Ele é acusado pelos militantes dos direitos humanos de tortura e pela morte de guerrilheiros que atuaram na região do Araguaia.

Porém, o autor do projeto afirma que a mudança proposta para mudar o nome do município tem o condão apenas de ligar a nomenclatura da cidade ao principal relevo geográfico da região, que é a Serra Leste, um complexo mineral que abriga uma das maiores jazidas de ferro do mundo.

Fernando Coimbra explica que a realização do plebiscito é uma forma democrática de ouvir o anseio da população, pois várias lideranças políticas e entidades locais já deram demonstração de que desejam que Curionópolis passe a se chamar Serra Leste. “Este nome cria projeção regional, nacional e internacional, ajuda a alavancar o turismo na região, por isso acho que devemos oportunizar a população de Curionópolis a decidir o que quer para sua cidade”, explica o deputado.

Fonte: Diário do Pará

12 comentários em “Plebiscito: município de Curionópolis pode passar a se chamar Serra Leste

  1. Anônimo Responder

    ESSE PILANTRAN DESTE DEPUTADO, DEVERIA PROCURA O QUE FAZER, EU ACREDITO QUE EXISTE OUTROS PILANTRAS POLITICOS, AQUI DE CURIONOPOLIS QUE ESTÃO ,POR TRAS DE TUDO ISSO.

    SERRA LESTE E MUITO FEIO MUDA LOGO, PARA CHAMOLANDIA, OU CHAMONOPOLIS,

    • Márcio Responder

      Até onde vai o ódio, a vingança de alguns políticos, que se prestam a esse tipo de situação, só para satisfazer seus egos e interesses pessoais tentam manipular o povo. Caro deputado e prefeito, tem coisa bem melhor para se preocupar. Cadê as melhorias em Serra Pelada, e na Zona Rural de Curionópolis. O povo está “ilhado”, devido as péssimas condições das estradas, e vocês ai preocupados em mudar o nome da cidade.

  2. antonio raimundo alves das chagas Responder

    e gostaria de saber quem foi que pediu pra esse deputado mudar o nome do municipio, sou comerciante e mesmo se esse deputado pagasse todas dispesas q virao com a mundança de nome , mesmo assim votarei contra pois nossa cidade precisa de muita coisa antes de mudar de nome.

  3. eflain bonifacio Responder

    sou morador em Curionopolis ha 20 anos custo a entender qual e obeneficio que traz para população, ou para pliticos porque endendo que financeiramente não trara a ninguem,e bem provavel que gera e custo haja visto que quando se muda o nome de alguem,devera também ser efetuado outro registro nos orgãos competente tais como junta comercial,receita,secretaria da fazenda,por favor alquem me rseponde quem arcara com tais despezas ok

    • joão santo Responder

      muito bem lembrado, sou proprietario de uma empresa e acredito que terei como resultado dessa mudança,e só prejuizo para meu bolso,porque certamente terei que fazer mudanças no cadastro da empresa juntoa receita federal e junta comercial..ninguem merece um presente deste cara>>>>>>>>

  4. eflainbonifacio Responder

    caro deputado mora em curionopolis ha 20 anos e se minha memoria não falha, coisa que não acredito, não me lembro que v,sa.senhoria tenha feito em curionopolis uma reunião sequer,mas tudo bém,gostaria de saber quem ganha com isso,lembro a v.sa exelencia por ex.ao muadar nome de uma pessoa precisa-se mudar tambem seu registro de nascimento,obs no caso de empresa quem vai pagar esta conta?

  5. Márcio Responder

    Que desculpa mais esfarapada desse Deputado. Se fossemos usar o mesmo raciocínio, Parauapebas teria que se chamar Serra dos Carajás. Caro Deputado é melhor Vossa Excelência apresentar realmente projetos que tragam emprego e renda para a população e não ficar nessa de mudar nome de cidade. E dizer que isso não tem cunho político. Fala sério!

  6. Genaldoms Responder

    Na verdade , o exercito não combatia os inimigos do sistema, mas, os comunistas que queriam implantar um outro regime político, da mesma forma que faria hoje , se tivesse que defender a constituição federal

  7. Povo doido Responder

    Antes era um CU, agora melhorou tem que trocar mesmo o nome da cidade. Pois esse nome lembra uma pessoa que fez mau a esta nação.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: