Piscicultura é o destaque do Programa Conexão Rural deste domingo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

PROGRAMA HD BLOCO3 O programa Conexão Rural produzido e apresentado pelo jornalista Lima Rodrigues, traz como destaque neste domingo a história do maranhense Elias Ferreira de Almeida Filho, de 39 anos, considerado hoje um dos maiores piscicultores do Pará.

O Conexão Rural é veiculado aos domingos das 8h às 9h na Rede TV – canal 40, de Parauapebas (PA) e na Rede Record – canal 27, de Curionópolis (PA) e das 7h às 8hs na Rede Record – canal 9, de Xinguara.

O programa destaca que o empresário Elias Ferreira produz em sua fazenda no município de Marabá cinco toneladas de peixes por ano com o apoio da mulher Elisângela e de uma dedicada equipe. São tambaqui, tambatinga, surubim, curimatá, pintado e piau açu. Ele produz também pirarucu, que geralmente chega a pesar mais de 200 quilos. Em sua fazenda, os pirarucus, após cinco anos, chegam a 140 quilos. Hoje, Elias tem cerca de 3 mil pirarucus, mas só vende o casal para criadores. O preço: R$ 15 mil. A fazenda de Elias tem uma área de 100 hectares, com 27 hectares de lâminas de água.

Em 2002, Elias construiu seu primeiro tanque para criação de peixes, mas só os vendia em época de Semana Santa. Adquiriu uma área na Vila Palmares I, a 6 km de Parauapebas (PA), e há cerca de seis anos passou a produzir em grande escala várias espécies de peixes como tambaqui, tambacu, curimatá, pirarucu e surumbi.

Hoje a Piscicultura Construforte, produz em media 240 toneladas de peixe/ano. O empresário Elias Ferreira diz ter atingido o nível de estrutura atual com muita dificuldade, e que a luta poderia ser bem menor se houvesse mais apoio governamental à atividade de piscicultura no município.

O projeto de piscicultura do empresário Elias Ferreira tem como consultor o engenheiro agrônomo Erasmo Rodrigues de Jesus. Segundo ele, a Piscicultura Construforte, possui licença ambiental pela SEMA-Marabá, e está em processo de renovação para ampliação e reprodução de peixe. “O projeto está devidamente legalizado, geramos empregos e buscamos sempre manter a produção de peixes com qualidade. O Elias está de parabéns por essa iniciativa”, declarou Erasmo, especialista na área de piscicultura.

O Conexão Rural mostrará ainda o parque de vaquejadas de Elias Ferreira e ele os vaqueiros Marcelo e Maurício derrubando gado. “A vaquejada é minha vida. É meu hobby preferido”, revela o empresário Elias na entrevista que vai ao ar neste domingo.

O programa Conexão Rural destaca ainda que o ministério da Agricultura quer valorizar ainda mais o cooperativismo e a sustentabilidade, para alavancar o desenvolvimento da agropecuária do país, especialmente pela geração de emprego, conforme declarou o ministro Mendes Ribeiro esta semana em evento em Cascavel, no Paraná.

O programa informa também que pesquisadores brasileiros e parceiros de instituições latino-americanas ligadas à pesquisa agropecuária têm até o dia 29 de fevereiro para registrar pré-propostas de financiamento a projetos direcionados ao desenvolvimento da agricultura na América Latina.

Além das notícias do agronegócio, da agricultura e do agronegócio, o Conexão Rural apresenta ainda o melhor da música sertaneja da região.