Pioneiros de Parauapebas homenageados com a Comenda “Milton Martins”

Quinze personalidades entre pioneiros e pessoas que já prestaram e ainda prestam relevantes serviços ao município receberem a honraria
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

Criada pelo Projeto de Decreto Legislativo 02/2019, a Comenda do Mérito “Milton Martins” foi outorgada a pioneiros de Parauapebas e também a pessoas que prestaram relevantes serviços ao município. A homenagem aconteceu em Sessão Solene da Câmara Municipal, ocorrida na tarde de sexta-feira (17). Na ocasião, 15 personalidades foram homenageadas. Cada uma delas foi indicada por um vereador, das mãos de quem recebeu a comenda.

A sessão contou com a participação da Banda da Guarda Municipal, que executou os hinos Nacional e do Município, seguida da exibição de vídeo que contou a implantação do parlamento municipal.

Milton Alves Martins ou “Milton da Coca”, que empresta o nome à comenda entregue na sexta-feira, foi figura proeminente na política de Parauapebas. Vereador eleito no primeiro pleito eleitoral ocorrido no novo município, recém-emancipado, em 1988, se reelegeu por mais duas vezes. Foi também vice-prefeito de Bel Mesquita e, por duas vezes, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas.

Os homenageados

– Sebastião Batista de Souza, médico – Chegou a Parauapebas no ano de 1985 e é fundador do Hospital São Sebastião, uma das primeiras casas de saúde da cidade.

– Petrine Harmione de Carvalho Fonseca Salmen, médica – Servidora efetiva do município desde 1994.

– Mateus Serejo e Silva, servidor público – Já atuou como secretário municipal e foi responsável pela implantação do Programa “Luz para Todos”, em Parauapebas.

– Joseane Maria da Silva, advogada – Moradora de Parauapebas desde março de 1994, fundadora da subseção da OAB neste município.

– Simieli Queiroz de Sá Camargo, administradora – Atua na área comercial e mora no município há quase 30 anos.

– Alexandre Alves Martins.

– Clorisvaldo Silva de Carvalho – Chegou a Parauapebas em 1984.

– Antônio Francisco Soares Furtado, servidor público – Popularmente conhecido como “Decão”, trabalhou em programa de assentamento agrário, atuou no processo de emancipação de Parauapebas e ajudou na implantação da Secretaria de Produção Rural.

– Maria do Carmo Crenite do Rego Barros – Moradora de Parauapebas desde 1983, foi professora por mais de 15 anos e atualmente é empresária do ramo hoteleiro, proprietária do Hotel Igarapé.

– Valmir Queiroz Mariano, empresário e ex-prefeito de Parauapebas.

– Francisco Alves de Sousa, popularmente conhecido como “Chico das Cortinas” – empresário e ex-prefeito de Parauapebas.

– Padre Hudson Rodrigues da Silva – Chegou a Parauapebas ainda criança, em meados dos anos 1980.

– Genésio Silva Filho, empresário no setor de Comunicação.

– Aldenora Maria Pinto Morais – Mora em Parauapebas desde 1986, atuou na área da Educação municipal e também contribuiu com a criação da Semana da Mulher.

– Joel Pedro Alves, vereador – Popularmente conhecido como “Joel do Sindicato”, ele chegou a Parauapebas no início dos anos 1980 e tem uma importante atuação no Sindicato dos Rodoviários (Sintrodespa).

Relacionados