Paysandu perde para o Manaus na Arena da Amazônia e deixa o G4 do Campeonato Brasileiro

O Papão despencou na classificação do Grupo A, saindo da quarta para a sétima posição

Continua depois da publicidade

O Paysandu Sport Club voltou a perder pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Na noite deste sábado (29), o Papão visitou o Manaus na Arena da Amazônia, em Manaus, e saiu derrotado pelo placar de 2 a 1, em partida válida pela quarta rodada do Grupo A da competição nacional. Com a derrota, os bicolores caíram três posições e saíram do G4. O time paraense ocupa agora a sétima colocação e segue com apenas 4 pontos na classificação.

O chamado Gavião do Norte saiu na frente com o gol de Rennan, aos 21 minutos do primeiro tempo. O Papão não desanimou e chegou ao empate com o tento de falta do lateral-esquerdo Diego Matos, aos 47. Na etapa final, o Manaus chegou ao gol da vitória logo aos seis minutos com o atacante Paulinho. O zagueiro Perema cometeu falta fora do lance e foi expulso aos 49 minutos, sendo desfalque certo para a próxima partida dos bicolores diante do Jacuipense (BA)

Agora o Paysandu vai arrumar a casa e focar na final do Campeonato Paraense, disputa que promete ser acirrada diante do seu maior rival Clube do Remo, que busca o tricampeonato estadual. Serão dois jogos entre Leão e Papão, sendo o primeiro deles já nesta próxima quarta-feira (02), às 20h, no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém.

O jogo: Deu Gavião com Papão despencando na tabela!

A bola rolou debaixo de chuva na Arena da Amazônia. Na primeira chegada perigosa, Fumaça arrancou pela direita e chutou para a defesa do goleiro Gabriel Leite, que espalmou para escanteio. Quase o gol do Manaus. O Paysandu respondeu com Vinícius Leite que mandou forte de perna direita e goleiro Jonathan defendeu bem. O Gavião do Norte teve uma falta perto da grande área. Gabriel Davis cobrou por baixo e a bola passou assustando contra a meta bicolor.

Em mais uma descida do Manaus, Rossini escapou pela esquerda e chutou para o meio da área, mas não apareceu ninguém para empurrar para o gol. No lance seguinte, o Gavião do Norte chegou lá. Em uma bola lançada na área, Diego Matos do Papão cortou errado de cabeça e deu de presente para o lateral-esquerdo Rennan, que chutou rasteiro sem defesa para o goleiro Gabriel Leite, aos 21 minutos.

Como estava difícil entrar tocando no campo adversário, os bicolores resolveram tentar de longa distância. Em uma tentativa de Tony, o lateral do Papão arriscou de fora da área, mas errou a direção. O Manaus tentou marcar o seu segundo gol, quando Jeneudo cruzou, a zaga cortou e na volta o mesmo Jeneudo disparou para fora. O time bicolor foi em busca do empate. Em uma falta cobrada por Diego Matos, o lateral do Paysandu bateu por baixo e enganou o goleiro Jonathan, empatando aos 47 minutos.

Na etapa derradeira, Rossini recebeu passe na frente, mas foi marcado impedimento do ataque do Gavião. O Papão respondeu com Wellington Reis que cruzou, Vinícius Leite raspou de cabeça para Nicolas, o goleiro Jonathan defendeu. A resposta do Manaus foi imediata com Fumaça, que disparou forte por cima da meta da equipe paraense. Novamente Fumaça escapou bem pela direita e cruzou rasteiro, a bola passou pelo goleiro Gabriel Leite e Paulinho entrou de carrinho para marcar, aos seis minutos, 2 a 1 Gavião.

O Paysandu tentou o empate depois que Diego Matos cobrou falta na área, mas a arbitragem marcou irregularidade no ataque. Outra vez o time alviceleste tentou igualar com Vinícius Leite, que recebeu e disparou por cima da meta adversária. O atacante Nicolas do Papão tentou marcar de fora da área, mas mandou muito mal. O Gavião respirou no jogo e tentou ampliar com Luizinho, que chutou para o meio da área e a zaga do bicolor fez o corte.

O Manaus chegou com Luizinho, que deixou para Rossini cruzar na área, o goleiro Gabriel Leite esperto no lance conseguiu aliviar o perigo. O Papão quase chegou ao empate depois que Diego Matos cobrou escanteio e Wesley Matos subiu de cabeça, a bola passou perto por cima da meta dos donos da casa. O Gavião teve uma falta cobrada por Edvan, que cruzou na área e o árbitro acabou marcando falta de ataque.

O time do Amazonas estava bem a vontade em casa e quase assinalou o terceiro. Em uma bola alçada na área por Rennan, o meia Rossini cabeceou e a redonda passou muito perto da meta bicolor. Em um contra-ataque quase que mortal, Janderson arrancou bem e tocou para Luizinho, mas o chute do atacante saiu fraco e o goleiro Gabriel Leite defendeu para o Papão. O time paraense ainda tentou empatar com Mateus Anderson, que disparou muito mal perdendo a chance.

O Papão pressionou no final. Alex Maranhão cobrou escanteio fechado e quase marcou gol olímpico. Mateus Anderson teve a chance do empate, mas o chute saiu descalibrado e foi pela linha lateral. Diego Matos escapou pela esquerda e cruzou muito forte, a bola se perdeu pela linha de fundo. Outra chance bicolor desperdiçada. O zagueiro Perema do Papão cometeu falta fora do lance e recebeu o segundo cartão amarelo e consequentemente o vermelho, sendo expulso aos 49 minutos. Placar final: Manaus 2 x 1 Paysandu.

FICHA TÉCNICA

MANAUS: Jonathan; Edvan, Thiago Spice, Luís Fernando e Rennan; Wanderlan Neves (Márcio Passos), Gabriel Davis, Janeudo (Luizinho), Fumaça (Janderson) e Rossini; Paulinho (Mateus Oliveira). Técnico: Luizinho Lopes.

PAYSANDU: Gabriel Leite; Tony, Wesley Matos (Micael), Perema e Diego Matos; Anderson Uchôa (Alex Maranhão), Wellington Reis (Alan Calbergue) e Juninho (Mateus Anderson); Luiz Felipe (Uilliam Barros), Vinícius Leite e Nicolas. Técnico:  Hélio dos Anjos.

Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)

Auxiliares: Diego Luiz Couto Barcelos (RJ) e Thiago Gomes Magalhães (RJ)

Quarto árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez (AM)

Cartões amarelos: Wanderlan Neves, Gabriel Davis, Márcio Passos, Rennan e Mateus Oliveira (Manaus); Tony, Nicolas, Perema e Alex Maranhão (Paysandu)

Cartão vermelho: Perema (Paysandu)

Gols: Rennan, aos 21 minutos do 1° tempo para o Manaus; Diego Matos, de falta, aos 47 minutos do 1° tempo para o Paysandu; Paulinho, aos 6 minutos do 2° tempo para o Manaus.

Local: Arena da Amazônia, em Manaus

Por Fábio Relvas / Foto: Ismael Monteiro