Parauapebas: vereadores aprovam reajuste salarial para servidores municipais

Continua depois da publicidade

Os projetos de leis Nº023 e o Nº026, que tratam do reajuste geral anual dos servidores do executivo e do legislativo municipal, respectivamente, foram aprovados por unanimidade durante a sessão desta terça-feira, 12 de junho, da Casa de Leis.

As propostas, que foram apreciadas em discussão única, autorizam a prefeitura e a Câmara a conceder um reajuste de10,76% (dez vírgula setenta e seis por cento), produzindo seus efeitos retroativos ao dia 1° de maio de 2012.

Os projetos têm como objetivo recompor as perdas salariais sofridas em decorrência da inflação, ou seja, visam garantir o poder aquisitivo dos salários, como prevê a Constituição Federal, não se tratando, efetivamente, de um aumento salarial.

Para Odilon Rocha, do PMDB, o reajuste é um fator consolidado. “Essa proposta já foi amplamente discutida pelo sindicato da categoria. Não há mais o que se discutir. Trata-se da perca salarial e é um ganho real muito pequeno inclusive, mas já é muito significante na folha de pagamento de cada servidor, faz diferença. É bom destacar que não seria justo que aprovássemos apenas o reajuste dos servidores do executivo e deixássemos os do legislativo desamparados”, relatou.

Adelson Fernandes, do PDT, achou que o percentual acordado poderia ser maior. “Que bom que chegaram a um consenso sem as extremas discussões que sempre ocorrem. É um reajuste merecido, acima da inflação, mas fiquei um pouco contrariado porque não chegou a um número ideal, poderia ser 12%”, destacou.

O percentual de reajuste foi calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor da Região Metropolitana de Belém, justificando-se pelo alto custo de vida de Parauapebas.

Os dois projetos entram em vigor neste mês de junho.

Alimentos

Na sessão desta terça-feira foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei N° 018/2011, de autoria do executivo,que tem como objetivo padronizar a fabricação dos produtos alimentícios, produzidos de forma artesanal, de origem animal e vegetal no município. A proposta pretende regularizar a elaboração e a comercialização dos alimentos em Parauapebas, para que esses produtos alcancem padrões de qualidade compatível com os da Agência nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

Procuradoria
Foi aprovado também o Projeto de Lei N°009/2012, que cria a Procuradoria Geral da Câmara Municipal de Parauapebas, órgão de representação judicial e extrajudicial, com funções de consultoria e assessoramento técnico-jurídico.

A proposta, segundo Odilon Rocha, do PMDB, “traz uma adequação a um dos fatores mais importantes dessa casa, que cuida da legalidade dos projetos.”

Esportes
A vereadora Percília Martins, do PRTB, solicitou por meio da Indicação N° 016/2012, a transformação da quadra de esportes da Rua Castelo Branco, esquina com a Rua 7 de Setembro, no Bairro Rio Verde, em uma escola infantil de esportes.

Segundo a parlamentar o local se transformou num ponto de venda e consumo de drogas. “Há alguns anos havia um terreno baldio que servia de lixão naquele local. Na época os jovens queriam que fosse construída uma quadra de esportes no lote, foi o que ocorreu, mas hoje o local tem sido utilizado para a prática de atos ilícitos. Por isso surgiu à ideia de transformar a quadra em uma escola de esportes. Assim daremos uma destinação mais adequada ao espaço disponível. Quero ainda solicitar a polícia escoltas, porque à noite ninguém consegue mais andar ali” informou.

Fonte: Assessora de Comunicação da CMP

8 comentários em “Parauapebas: vereadores aprovam reajuste salarial para servidores municipais

  1. Nome (obrigatório) Responder

    AMIGO ZE, EU TIVE O DESPRASER DE ESTAR NESTA CESSÃO, QUE VERGONHOSO! É UMA VERDADEIRA PALHAÇA A CAMARA MUNICIPAL.
    A CENA É A SEGUINTE:
    UM CHEGA ATRASADO, OUTRO FALA UM AMONTOADO DE ESCRITOS, QUE PELA LEITURA, ME PARECE QUE NEM ELE MESMO SABIA O QUE SE TRATAVA…OUTROS FALAM NO CELULAR, OUTROS COCHICHAM…OUTROS COVERSAM…E AINDA QUANDO UM FOI SOLICITADO A DAR O SEU PARECER, DISSE, REPETE DE NOVO, QUE EU ESTOU MEIO VUADO…E ESSE TAL SE DIZ CANDIDATO A PREFEITO DE NOSSA COITADA PARAUAPEBAS.
    VIM DE LÁ ENTRISTECIDA COM TANTA ABERRAÇÃO…

  2. Nome (obrigatório) Responder

    bom pra nós melhor que 6, 5 anos anteriores fizemos greve e acampamos na prefeitura e nao ganhamos o que queriamos agora sobrou uma casquinha pra nós servidores falta o vale alimentação vai sair ou não. ou só foi jogada politica.

  3. fa n 1 Responder

    há esqueci de dizer o meu voto e de minha familia que a mioria são servidores públicos municipal e concursados vocês que estão aí não vão ver messsssmo.

  4. fa n 1 Responder

    ainda bem que os funcionarios sentiram no bolso os reajustes passados que nunca passaram de 6,5 por mais que os sindicatos brigasem ou fizesem manifestos,esse ano surpresa !!!10,76?nossa como diz o ditado em ano de eleição tudo pode se não conseguissemops agora não conseguiriamos nunca mais…

  5. Nome (obrigatório) Responder

    Interessante, como o ano de eleição transforma políticos que querem continuar mamando, ficam uma seda de tão sensíveis aos anseios de quem mais lhes interessa ou seja cada funcionário no minimo tem pelo menos 02 parentes ou seja 03 votos. RESUMINDO : 01 FUNCIONÁRIO + 02 PARENTES = 03 VOTOS

Deixe seu comentário

Posts relacionados