Parauapebas vai ganhar novos cursos públicos; veja quais

Capital do Minério tem hoje 66,9 mil habitantes com apenas ensino médio, enquanto 11,2 mil têm diploma universitário e 5,1 mil estão correndo atrás de um. Canaã também terá novidades

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (24), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou no Diário Oficial da União (DOU) o resultado preliminar da primeira fase de uma seleção do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) que traz boas notícias para Parauapebas: o município vai ganhar duas especializações na área de educação e uma graduação. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) será a responsável por ofertar, via UAB, as especializações nas áreas de Ensino da Psicologia Educacional com Enfoque Psicopedagógico e Pedagogia Social. Já a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) ofertará o curso de licenciatura em Biologia. O número de vagas para cada curso e as formas de acessá-los ainda não foram divulgados oficialmente.

Parauapebas tem atualmente 66,9 mil cidadãos com apenas o ensino médio completo, enquanto só 11,2 mil têm diploma universitário e 5,1 mil estão correndo atrás de um canudo. Em Marabá, a título de comparação, são 51,5 mil habitantes com ensino médio completo, 16,3 mil com ensino superior concluído e 9,5 mil com grau superior incompleto, sendo que aquele município conta com população acadêmica de 17 mil universitários, praticamente uma comunidade do tamanho aproximado da cidade de Eldorado do Carajás.

A partir de julho deste ano até julho de 2025, a Capes fomentará mais de 155 mil novas vagas em cursos de graduação e especialização nas instituições públicas de ensino superior integrantes do programa UAB, para abertura de turmas nos municípios mantenedores dos polos de EaD da Universidade Aberta do Brasil. Os cursos e polos aprovados têm oferta prevista para o segundo semestre deste ano, em 2023 e em 2024. Já estão em andamento ainda tratativas para oferta de cursos dirigidos à formação e à capacitação de agentes e servidores públicos.

Mais cursos pela região

O município de Canaã dos Carajás também vai receber, via UAB, a especialização em Ensino da Psicologia Educacional com Enfoque Psicopedagógico, além de um curso de graduação em Pedagogia e outro em Ciências Naturais, todos com o carimbo da Uepa. Já a Universidade Federal do Pará (UFPA) vai instalar na Terra Prometida uma turma de Biologia.

Marabá, maior polo acadêmico do sudeste do Pará, receberá mais cursos via UAB. Lá serão implantados licenciatura em Biologia pela UFPA, bem como uma especialização em Ensino de Geografia pela mesma casa. Também serão ofertadas as licenciaturas em Ciências Naturais, em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e em Pedagogia pela Uepa, instituição que oferecerá ainda uma especialização em Teorias e Metodologias da Educação Básica.

1 comentário em “Parauapebas vai ganhar novos cursos públicos; veja quais

  1. CLAUDIVAN DE SOUSA FREITAS Responder

    Acredito teria uma demanda melhor se tivesse engenharia de.minas, mecânica, elétrica e outros com foco na mineração. As empresas continuam contratando de outros estados. A população tem que ir pra rede particular.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: