Parauapebas: Secretário de saúde é exonerado

Repercussão das demissões decretou a queda de Laranjeiras. Uma Comissão será formada para gerir a saúde de Parauapebas

Continua depois da publicidade

Depois da demissão de mais de 2500 funcionários da prefeitura de Parauapebas, quase 500 da área da saúde, um verdadeiro tsunami de vídeos e depoimentos mostrando o caos em postos de saúde e unidades básicas de saúde espalhadas pelo município de Parauapebas foram divulgados nas redes sociais durante a manhã desta sexta-feira (19).

A repercussão levou o juiz Lauro Fontes Junior a esclarecer nos autos de Ação Civil Pública que tramita na Vara da Fazenda Pública e Execuções Fiscais da Comarca de Parauapebas que a decisão havia deixado evidente que os serviços essenciais não seriam atingidos nesse momento, sendo preservados aqueles relacionados à saúde e educação.

Inconformado com a repercussão, o magistrado marcou uma audiência com gestores municipais e Ministério Público para a tarde de hoje onde o assunto deverá ser tratado.

Exoneração

Concomitantemente, o prefeito Darci Lermen expediu o Decreto 532/2023 exonerando o secretário de saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras do cargo. Laranjeiras completaria quatro anos a frente da pasta no dia 21 próximo.

Darci ainda emitiu a Portaria 402/2023 tornando nulas as demissões ocorridas ontem na área da saúde e determinando a adoção de providências para a restauração imediata das atividades eventualmente atingidas pelas demissões agora anuladas.

Segundo fontes no gabinete do prefeito, Darci vai criar ainda hoje uma Comissão de Intervenção na Saúde do município com a incumbência de rever as demissões caso a caso, assim como gerir a saúde até a nomeação de um novo secretário responsável pela pasta. Essa comissão será composta por sete membros, entre eles o presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Em breve, mais detalhes.

5 comentários em “Parauapebas: Secretário de saúde é exonerado

  1. Pingback: Saúde de Parauapebas está sob intervenção - Vanguarda Novo Repartimento

  2. Salve-se quem puder Responder

    O prefeito que deveria ter sido cassado por mais essa irresponsabilidade… além do fato de iludir toda essa gente que foi mandada embora.

  3. Ernani dos Santos Oliveira Responder

    Mas ninguém votou no Laranjeiras. Porque ele foi demitido?
    Não está tudo bem na saúde básica?
    Tem senhoras enfermas aguardando angiologista a mais de 1 ano.
    Tem pedido dr RX de coluna aguardando a máquina funcionar a mais de 1 ano.
    E o homem que recebeu os votos não sabia?

  4. Pingback: Saúde de Parauapebas está sob intervenção - ZÉ DUDU

  5. Ariano Pires Responder

    Há muito esse senhor já merecia o olho da rua. Li várias matérias em sites da região, em que munícipes reclamavam de falhas no atendimento em UBSs. Mas, quando ele era ouvido, dava sempre a mesma desculpa esfarrapada, que as denúncias tinham “motivação política”. Agora, bem feito!

Deixe seu comentário

Posts relacionados