Parauapebas: órgãos de segurança pública darão coletiva para esclarecer situação

Continua depois da publicidade

O delegado Miranda, da 20ª Seccional de Polícia de Parauapebas convocou a imprensa para uma coletiva que acontecerá as 11 horas desta quinta-feira (16) no salão do Tribunal do Júri do Fórum local. Todos os órgãos envolvidos na segurança pública estarão presentes. O objetivo da coletiva é dirimir as dúvidas e dar os devidos esclarecimentos sobre o desaparecimento da jovem Josiane, assim como da menina Thais, que foi encontrada morta na terça-feira.

Segundo o delegado Miranda, não procede a informação de que outra jovem havia desaparecido vítima de sequestro. Miranda disse que todos as denúncias de desaparecimento foram incessantemente investigadas e somente os casos de Thais e Josiane se configuraram como desaparecimentos contra a vontade das vítimas. Os outros casos investigados, segundo o delegado, tiveram os envolvidos encontrados ou foram confirmados como fuga.

Atualização
Durante a entrevista coletiva, que contou com a participação do juiz titular da Vara Penal de Parauapebas, Libio Moura, do comendante e sub-comandante da PM em Parauapebas, coronel Roberto Coraci e Major Sabbá, do delegado geral adjunto, Rilmar Firmino de Sousa, do delegado da Divisão de Homicídios do Pará, Vicente Gomes, do delegado diretor da 20ª Seccional de Parauapebas, Antonio Miranda, da representante do Ministério Público, Bruna Rebeca e do representante do Conselho Tutelar local, Ivanildo Braga, portanto a espinha dorsal do controle social do município, foi esclarecido que todas as informações sobre o caso Josiane e Thais serão repassados para a imprensa assim que confirmados, assim como o de desaparecimentos.

Dr. Líbio Moura disse que não existe motivos para se criar um estado de pânico em relação a esses desaparecimentos, alertando que há de se ter muita responsabilidade na divulgação das informações. “O que se tem de fato nesse instante é o desaparecimento da Josiane e o homicídio da menina Thais, somente isso. Não houve nenhum desaparecimento criminoso e sim alguns sumiços temporários de adolescentes que, depois de investigados foram registrados como fuga”, afirmou o juiz.

As autoridades presentes usaram da palavra para solicitar da imprensa que insista em informar que não há motivos para pânico e que a população deve continuar agindo normalmente, com os alunos comparecendo as aulas pois os órgãos de segurança pública estão agindo, trabalhando de forma incessante no sentido de elucidar o crime da Thais e o desaparecimento de Josiane.

O comandante da PM local disse que há um número insuficiente de praças mas que os serviços que buscam a prevenção de crimes continuam sendo executados. Coronel Coraci informou que o Estado já sinalizou para a formação de praças, o que deve se dar até o final do ano.

O delegado geral adjunto, Rilmar Gomes, disse que a polícia vem trabalhando nas investigações dos dois casos e que nenhuma ação pode ser descartada. Gomes comentou que todos os casos de desaparecimento registrados na Seccional foram investigados e que somente o de Thais e Josiane se confirmaram como criminosos.  “Os outros casos, 10 ao todo, foram casos de fuga. É normal que a população esteja apreensiva em virtude da dinâmica das informações incorretas e muitas vezes levianas que teimam em se propagar nas redes sociais, todavia e necessário que vocês da imprensa informem de forma correta o que realmente está acontecendo. Não há motivos para pânico, a polícia está trabalhando e as investigações prosseguem em ritmo acelerado. Há de se convir que existe um grande leque de informações sobre esse homicídio que devem ser investigadas”, disse o delegado geral.

Ainda segundo o delegado geral a decapitação e falta dos membros no corpo encontrado da jovem Thais pode ter sido feita por animais, já que não há sinais de cortes, todavia, isso só deve se confirmar com a conclusão dos exames por parte do IML, nos próximos dez dias.

A polícia não descarta nenhuma hipótese para o crime. Segundo o delegado Miranda, a causa da morte de Thais foi um tiro na nuca.

32 comentários em “Parauapebas: órgãos de segurança pública darão coletiva para esclarecer situação

  1. Nome (Fábio) Responder

    Bom dia Zé Dudú!
    Vc poderia informar concretamente se aqui em Parauapebas haverá dois prédios do IFPA? Pois há uma placa de orçamento de construção em frente ao SENAI e outra em frente ao prédio da VALE “VALER”.

  2. Castro Responder

    Segundo o dicionário Wikipédia, a decapitação é muitas vezes intencional, com o intuito de assassinar ou executar uma pessoa – através do uso de uma faca, espada, machado ou foice, sendo essa ferramenta a mais própria para essa prática, além de um executor e/ou carrasco exímio na prática.

    Sei não… qual animal iria retirar/arrancar a cabeça, os pés e os braços, sendo partes difíceis de se separar, devido maior área de resistência? Se fosse animal, as partes mais “moles” não estariam também mordidas pela força das mandíbulas ou bicos? Pela foto que ví, tenho minhas grandes dúvidas, mas prevalece ainda a eterna espera dos laudos periciais e veracidade das informações. E pânico é pouco para quem crianças, que agora nem poderemos liberar para brincarem até em frente de nossa casa.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Na verdade foram 10, apresentadas pelo delegado ontem durante a coletiva. Todos os casos foram investigados e tratavam-se de fuga de casa.

  3. anonima Responder

    Nós aqui das imediações da escola carlos enrique lauro corona e afonso arino agradescemos pela ação da police que em funçção da potaria que proibe vender bebida e drogas na rua fortaleza estavamos assutados com o movimento de venda e de usuarios, graças a visita constante da police estamos mais sossegados. não vamos dizer que a police não faz nada pois é uma injustiça se não fosse o trabalho da mesma seria muito pior não vamos deixar que o sentimento por estes acontecimentos que realmente nos preocupa fazer invalidar o que esta sendo feito ainda pode melhorar mas não depende só de policces mais varias ações juntas.

  4. Cássia Responder

    Tudo o que queremos é paz e tranquilidade. As histórias são as mais diversas. Que a polícia não deixe a sociedade sem uma resposta, até mesmo para que a família dessas jovens possam dar continuidade em suas vidas.

  5. Andreia Responder

    ja que nao procede que uma moça de 17 anos desapareceu,poque o Laercio de Castro posto no facebook uma foto de identiadade dela falando que ela sumiu ontem? E eu estudo no Marluce e ontem chegou uma mae desesperada falando que tinha levedo essa moça….

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Fernndo, essa informação não procede. Dr. Luiz foi julgado pelo CRM-PA e condenado a penalidade de censura pública em publicação oficial. Ele não perdeu o diploma como afirmado por você. Da decisão, ainda cabe recurso.

  6. suzanne Responder

    BOA TARDE!!!

    GOSTARIA DE SABER SE TODOS ESSES CASOS CITADOS PROCEDE POIS O JORNAL PUBLICA APENAS 3 CASOS (JOSEANE .THAIS E UM MENINO DESAPARECIDO) SE ISSO REALMENTE FOR VERDADE A POLICIA NAO ESTA PUBLICANDO ESSES CASOS PARA A POPULACAO NAO ENTRAR EM PANICO?

  7. Carol Responder

    Por favor me responda….estou em panico….tenho filhos….e não vou mandar eles para escola por enquanto…acredito na policia, mais acho que vao poder falar com certeza depois dos resultados da pericia…..que vai demorar 10 dias prorrogáveis pelo mesmo prazo….

  8. Edilson Responder

    Susy, ogrande problema não o crescimento e nem tão pouco o prefeito, segurança pública e o estado e para o governo nós nõa existimos.

  9. Shaiane Responder

    Ha motivo para pânico sim, uma adoslecente foi encontrada sem a cabeça e braços e a outra desapareceu! Não acredito que tenha sido um animal que arrancou a cabeça dessa garota e os membros. A polícia esta querendo apenas amenizar a situação, levantando hipóteses remotas.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Tá bom Shaiane, que agora há pouco era Edilson, então porque você nao acredita no que a polícia “suspeita”,baseada nos fatos, todos devemos entrar em pânico?

  10. Carol Responder

    Boa Tarde, Zedudu

    Estão falando que uma criança de 6 anos sumiu da praça do Liberdade hoje pela manhã….essa informação procede????
    E também que um carro sem placa tentou sequestrar uma criança dentro do carro dos pais…..e verdade???????

  11. francinaldo Responder

    No caso Thays santos, há suspeita de que o marginal estaria dirigindo um veículo GOL modelo 2007 “preto”?
    Acreditasse q o assassinato da Thays teria sido vitimada de suposto ritual de magia negra?

  12. fabricia Responder

    estão falando que uma menina de 17 anos sumiu ontem na rua “o” e outra hoje pela manhã de frente a escola chico mendes, procede?
    O fato é que hoje fui levar minha sobrinha na escola cecilia meireles e muitos outros pais estão fazendo a mesma coisas, a cidade está aterrorizada e não se comenta outra coisa, a policia tambem passou na hora da entrada dos alunos mais ainda assim os pais estão todos muito apreensivo.

  13. Susy Responder

    O nosso grande problema é o crescimento desordenado e a má administração de prefeito, que só vem aqui em época de eleições. Deveríamos ter mais policiais nas ruas e entretenimento e educação para nossos jovens e adolescentes.

  14. CLAUDIA ALVES Responder

    SO SEI QUE NOSSA CIDADE ESTÁ VIVENDO UM MOMENTO DE TURBULENCIA PUBLICA, NOSSAS CRIANCAS NAO PODEM NEM IR MAIS A ESCOLA, JA DESAPARECEU NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA UMA OUTRA ADOLESCENTE JUSTAMENTE NO HORARIO EM QUE ESTAVA VOLTANDO PRA CASA. ELA ESTAVA SAINDO DA ESCOLA…
    … AGORA, É ESPERAR PRA VER O DESFECHO DESSE EPISODIO E ORARMOS E PEDIRMOS À DEUS, PARA QUE O RESULTADO NAO SEJA O MESMO Q ACONTECEU COM NOSSA PEQUENA THAIS. QUE DEUS ILUMINE A TODOS.

  15. Nome (obrigatório) Responder

    AO CONTRÁRIO DO QUE ALGUMAS PESSOAS COMENTAM O TRABALHO DO DR. MIRANDA VEM SURTINDO EFEITO, BASTA PASSAR NO TAL “COSTA PRA RUA” DEPOIS DAS 21H, AQUILO MUDOU DA ÁGUA PARA O VINHO!!! MUITO BOA A IDÉIA DELE E DA CORPORAÇÃO, CONTINUE ASSIM DR. QUE PODEMOS MUDAR A CARA DO NOSSO MUNICÍPIO!
    FATOS COMO OS OCORRIDOS NO MOMENTO NÃO SÃO CASOS ISOLADOS DO PARÁ, E COM CERTEZA A JUSTIÇA ENCONTRARÁ ESSE MONSTRO QUE PRATICOU A BARBÁRIE.

Deixe seu comentário

Posts relacionados