Parauapebas: Programa Minha Casa, Minha Vida entrega 1000 unidades habitacionais neste sábado, 28

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Bairro dos Minérios - Foto de Helder Messiahs

No próximo dia 28 de abril, sábado, o sonho da casa própria se concretizará para 1000 famílias de Parauapebas. Nessa data, ocorrerá a cerimônia de entrega das casas do Programa Minha Casa, Minha Vida. O evento inicia às 17h00 e conta com uma programação especial.

A partir do dia 29, cada morador tomará posse da sua residência. O bairro será entregue com toda a infra-estrutura básica de água, energia e asfalto e uma praça para recreação para os moradores. Está em processo de licitação a construção de uma escola padrão para o bairro, com 12 salas de aula, biblioteca, sala de leitura e cantina. Enquanto isso, os alunos da rede pública terão transporte escolar.

Cada moradia conta com uma área de 40,8 m² composta por sala integrada à cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Para que os moradores pudessem verificar o funcionamento e infraestrutura das casas, eles realizaram vistorias entre os dias 29/02 e 05/03. Após o período de vistorias, a Caixa Econômica Federal iniciou o processo de elaboração dos contratos para sua devida assinatura e, posteriormente, foi definida a data de entrega oficial do empreendimento.

A construção do Bairro Residencial dos Minérios ficou sobre a responsabilidade da empresa HF Engenharia, com a qual ficou acordado que uma parte dos materiais da construção seria adquirida em Parauapebas, além disso, foi solicitado que a mão-de-obra local fosse priorizada.

O contrato para a construção das casas foi assinado entre a Caixa Econômica Federal e a Empresa HF Engenharia, e abrangeu o valor de cerca de 40 milhões de reais.

Para o secretário municipal de habitação, Antônio Neto, o programa Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido pelo Governo Federal, tem dois objetivos principais: tentar diminuir um problema nacional que é o déficit habitacional e fomentar a economia .

Programa Minha Casa, Minha Vida
O Programa Minha Casa, Minha Vida é destinado a famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais), com parcelamento em 120 meses e mensalidade inicial de 10 % da renda familiar bruta, não podendo ser inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais). A seleção para o Programa Minha Casa Minha Vida foi realizada conforme parâmetros determinados pela Caixa Econômica Federal. Em Parauapebas, foram usados cinco critérios de seleção: dois nacionais e três locais.

Os critérios nacionais foram: famílias residentes ou que tinham sido desabrigadas de áreas de risco ou insalubres e Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar. Já os locais consistiram em: residir no município há pelo menos três anos; famílias constituídas com filhos em idade inferior a 18 anos sob sua guarda e tutela, priorizando as com maior número de filhos; avós com guarda e tutela de netos com idade inferior a 18 anos, priorizando aqueles com maior número de netos.

Durante a seleção dos beneficiados foi analisado cadastro por cadastro, e selecionadas aquelas famílias que mais necessitavam do apoio público.

Fonte: ASCOM PMP

Publicidade