Parauapebas: Município adere às ações do Dia Mundial da Limpeza do Instituto Limpa Brasil

Essa é a primeira vez que Parauapebas participa do Dia Mundial da Limpeza, movimento que acontece no dia 18 de setembro em 180 países, reunindo milhões de voluntários em ações para limpar o planeta de todo tipo de resíduo. A meta este ano, é ultrapassar os 50 milhões de voluntários em todo o mundo
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Parauapebas aderiu, pela primeira vez, a programação em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado no dia 18 de setembro. O movimento, que no Brasil é coordenado pelo Instituto Limpa Brasil, já conta com a adesão de 180 países.

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico, que acontece desde 2018, e une milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. Desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades. A meta para este ano é ultrapassar os 50 milhões de voluntários na ação.

Em Parauapebas, a programação vai ser coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) e será desenvolvida durante uma semana, iniciando nesta sexta-feira (17) e seguindo até o dia 24.

Com o tema “Manter a cidade limpa é um compromisso de todos, faça sua parte”, serão realizadas diversas ações de conscientização, assim como mutirão de limpeza, passeio ciclístico, blitz educativa, limpeza solidária e a instalação de um Ecoponto na cidade para a coleta de papel, papelão, plástico e óleo de cozinha.

Segundo a Semurb, quem tiver itens eletrônicos, roupas, calçados e brinquedos pode fazer doação diretamente na sede da secretaria, à Diretoria de Gestão de Resíduos, na Rua Rio Dourado. Os objetos serão doados a quem precisa.

Quem quiser participar do passeio ciclístico, também pode fazer a doação no ato da inscrição. As inscrições para o passeio podem ser realizadas nos seguintes locais: Bicicletaria Santos – Rua Padre Josimo – Bairro Da Paz; e Bicicletaria Fernandes – Rua Araguaia, nº 368 – Bairro Da Paz.

Com as doações, destaca a Semurb, o município pratica um dos 4 R’s da sustentabilidade que é Reutilizar, além de minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte desses materiais de forma incorreta. Todas as doações recebidas serão entregues para ONG’s.

Ecoponto: Será um ponto de coleta que será instalado na Praça de Eventos. No período de 17 a 23 de setembro, as pessoas podem descartar no local resíduos como: óleo de cozinha, plásticos, papel e papelão. Todos os resíduos coletados serão destinados para empresas licenciadas no município. Confira abaixo a programação do evento.

Programação:

17/09 – Sexta-feira

8h – Cerimônia de abertura do Dia Mundial da Limpeza

– Ação de catação de lixo

Local: Lago do Nova Carajás

18/09 – Sábado

08h – – Mutirão de Limpeza no bairro Vale do Sol (roço, capina, varrição, coleta de entulhos e galhadas).

19/09 – Domingo

6h30 – Passeio Ciclístico

Local – Concentração e saída: Lago da Nova Carajás

Ponto de chegada: Praça de Eventos

20/09 – Segunda-feira

08h – Ação de limpeza/catação na Praça da Bíblia

– Ação de conscientização relacionada aos resíduos, saúde, queimada e limpeza de lote, no Bairro Vale do Sol

21/09 – Terça -feira

8h- Blitz de Conscientização na Rua E com 10 – Cidade Nova e Rua F com 14 – União Entrega de panfletos e lixocar.

22/09 – Quarta-feira

8h – Blitz de conscientização nas Avenidas dos Ipês e Buritis – Cidade Jardim-  Entrega de panfletos e lixocar.

23/09 – Quinta-feira

8h – Blitz de Conscientização na Rua Lauro Corona com a Av. Liberdade e PA-275 próximo à escola Carlos Henrique – Bairro da Paz. Entrega de panfletos e lixocar. 

24/09 – Sexta-feira

 08h – Destinação das doações recebidas na limpeza solidária

– Destinação dos resíduos coletados no Ecoponto

Tina DeBord