Parauapebas já aparece no Sisu com 300 vagas em cursos universitários gratuitos

É a maior quantidade de cadeiras em graduações públicas, regulares e com ingresso anual da história da Capital do Minério. Seis diferentes bacharelados ofertam 50 oportunidades cada um

Continua depois da publicidade

Nesta terça-feira (8), Parauapebas começou a debutar na página da edição 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que é a plataforma em que o candidato pode “jogar” a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a fim de concorrer a uma das milhares de vagas em cursos universitários públicos Brasil adentro.

A novidade deste ano é que a Capital do Minério vai ofertar 300 vagas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) no campus local. É a maior quantidade de cadeiras em cursos públicos regulares e de ingresso anual da história do município. Você pode consultar todos os detalhes da participação do campus local no Sisu aqui.

Serão 50 vagas nos cursos de Zootecnica, Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção e Enfermagem, este último a grande novidade da região e o primeiro curso do gênero, por uma federal, no interior do estado. O curso de Enfermagem da Ufra vai oferecer a maior quantidade de vagas do sudeste do Pará, com a vantagem de ter regularidade e ingresso anual por meio do Sisu, em que metade das oportunidades poderá ser disputada por estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública do interior do Pará e que estão aptos a contar com bônus de 5% sobre a nota do Enem

Hoje também a Ufra publicou no Diário Oficial da União que vai se valer do Sisu para preencher todas as duas 2.240 vagas distribuídas em 42 cursos, tanto para ingresso no primeiro quanto no segundo semestres letivos deste ano. Além do campus de Parauapebas, a instituição vai ofertar graduações em Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas e Tomé-Açu.

Enquanto isso, Marabá oferta, de uma só lapada, 905 vagas em 27 cursos de graduação apenas via Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O principal município do sudeste do estado terá, via Sisu, oportunidades para Direito, diversos ramos da Engenharia, Psicologia, Saúde Coletiva e cursos da área da Educação.