Parauapebas: Cerca de mil abordagens já foram realizadas na “Operação Trânsito Seguro” e lavradas 432 infrações de trânsito

A operação, iniciada no dia 13 deste mês, segue até a Semana Nacional de Trânsito, que será realizada no próximo mês de setembro, no período de 18 a 25
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) está em andamento com a Operação “Trânsito Seguro” em Parauapebas. A operação, que foi iniciada no dia 13 deste mês, segue até a Semana Nacional de Trânsito, que será realizada no próximo mês de setembro, no período de 18 a 25.

As ações contam com o apoio das polícias Civil e Militar e outras secretarias municipais. Desde o início da Operação já foram efetuadas 20 blitze com orientações e fiscalizações, em ação conjunta do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Centro de Controle e Operações (CCO).

Já foram realizadas cerca de mil abordagens, lavradas 432 infrações de trânsito e realizadas remoção de veículos por irregularidades, além da recuperação de um veículo com registro de furto. A campanha, que tem como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, objetiva reduzir os índices de acidente de trânsito em Parauapebas.

Além de blitze de fiscalização, a campanha conta com ações educativas para intensificar as ações de conscientização da população sobre os principais fatores de risco de acidentes no trânsito. A campanha educativa contempla palestras, rodas de conversa, cursos e blitze educativas voltadas para motoristas de empresas de ônibus, mototaxistas, ciclistas, taxistas, trabalhadores de delivery, dentre outros.

Segundo o titular da Semsi, Denis Assunção, o objetivo da programação é intensificar ações de educação no trânsito e chamar a atenção da população sobre a necessidade de observar as normas de segurança e preservação da vida.  “A população precisa ter mais consciência de sua responsabilidade no trânsito. Nossas equipes estão nas ruas para fiscalizar e também para levar orientações. A participação de todos é muito importante para a construção de um trânsito mais seguro”, enfatiza o secretário.

No último fim de semana, diversas ações, como blitze educativas no trânsito e denúncias de poluição sonora foram realizadas em mais um patrulhão, que contou com a participação das polícias Militar e Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Neste domingo (29), a programação da Operação “Trânsito Seguro” também conta com o Passeio Ciclístico pela Paz no Trânsito. O percurso é de 11,7 km.

A saída será às 6h30, da Praça do Bairro Alvorá, com chegada no lago do Residencial Alto Bonito. O evento é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as idades. As inscrições para o passeio são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/ntEBso6eTQDUsyh88.

Tina DeBord – com informações da Ascom PMP

Fotos: Ascom PMP