Pará tem melhor junho dos últimos 5 anos; veja série histórica nos municípios

Blog do Zé Dudu fez levantamento inédito do mercado de trabalho nos 144 municípios para o mês de junho. Altamira, Parauapebas, Barcarena e Ulianópolis acumulam melhores saldos.

Continua depois da publicidade

Exatos 1.137 empregos com carteira assinada foram criados no Pará no mês de junho, o melhor resultado dos últimos cinco anos. A informação foi levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou os microdados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados anteontem, quinta-feira (25).

O Blog preparou uma série histórica com números isolados de junho, entre 2009 e 2019, para dimensionar a situação do mercado de trabalho nos 144 municípios paraenses. Altamira, por conta das contratações no auge das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte entre 2011 e 2014, lidera o saldo positivo em junho com quase 4.900 empregos criados no acumulado histórico do mês. Em seguida aparecem Parauapebas, com cerca de 2.500 empregos; Barcarena, com pouco mais de 2.200; e Ulianópolis, com algo em torno de 2.100.

Parauapebas, Barcarena e Ulianópolis têm em comum a geração de empregos formais na cadeia mineral. Parauapebas abriu muitas vagas nas operações de extração de minério de ferro na Serra Norte de Carajás; Barcarena criou muitas oportunidades em sua indústria de transformação mineral da bauxita; e Ulianópolis criou vagas na indústria extrativa de bauxita.

No outro extremo, Belém, com saldo negativo de aproximadamente 1.100 oportunidades na sequência de junho, e Dom Eliseu, com pouco mais de 500 baixas na carteira, foram os municípios com os piores desempenhos — e estão entre os piores do Brasil também. No balanço final, 97 municípios apresentaram junho positivo na série histórica de 11 anos, 45 apresentaram resultado negativo e dois, Faro e Santa Cruz do Arari, tiveram série com saldo zerado.

Confira o ranking preparado com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu!