Pará tem 2,3 milhões de mães e vê nascer 141 mil novos cidadãos por ano

Parauapebas e Canaã dos Carajás são quem experimentaram o maior aumento proporcional no número de novas mamães. Canaã, inclusive, teve maior crescimento do Brasil.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Quase 3 milhões de novos indivíduos nascem anualmente no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que 141 mil desses nascimentos ocorrem no Pará. Para gestar tantos milhares, as mães passam sufoco por até nove meses, carregando no ventre a descendência da humanidade.

O Blog do Zé Dudu foi buscar nos últimos três censos demográficos do IBGE, realizados em 1991, 2000 e 2010, a tendência de novas mães no cenário atual, uma vez que as estimativas populacionais anuais do instituto não fazem recorte por fecundidade. Nos dois recenseamentos mais recentes, o estado ganhou cerca de 450 mil novas mães, sendo que os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás experimentaram explosão no número de novas mães.

De 2000 para 2010, o número de mães em Parauapebas dobrou. Há 19 anos, Parauapebas (16,3 mil mães) tinha menos genitoras que Paragominas (16,6 mil) e metade das mães de Castanhal (32,6 mil). Nesse período, o número de matriarcas cresceu tanto (56,9 mil em 2019) que alçou Parauapebas à quinta posição no Pará, só superado por Belém (432,9 mil mães), Ananindeua (156,6 mil), Santarém (83,5 mil) e Marabá (74,8 mil). As mães de Parauapebas assistem ao nascimento de 4.230 novos filhos por ano, 97 a mais que Marabá, por exemplo.

Já Canaã dos Carajás foi o município brasileiro que mais aumentou o número de mães no período intercensitário, saltando de 2,3 mil mães para 6,4 mil, praticamente o triplo. Esse aumento exponencial de genitoras decorre do processo de migração acelerado, iniciado no município em 2004 na esteira da instalação de projeto de mineração de cobre. E não parou de crescer. Hoje, nove anos após o último censo, já são 10,6 mil mães em Canaã responsáveis por gerar anualmente 1.153 bebês.

Nesta data tão especial, em que se comemora o Dia das Mães, confira as estatísticas do Blog do Zé Dudu sobre o exército formado por elas nos municípios paraenses!

Publicidade