Pará: Transbrasiliana, exemplo a não ser seguido

Continua depois da publicidade

Uma viagem em um ônibus da Transbrasiliana com origem em Belém e tendo como destino o município de São Félix do Xingu realizada no início da semana durou nada mais nada menos que 36 horas para chegar ao destino final. Além das péssimas condições das estradas, o veículo, em péssimo estado de conservação, pifou cinco vezes durante o percurso de 1.100 quilômetros.

Confira aqui o vídeo com a reportagem exibida no SBT Brasil que mostra o descaso do governo do Estado com o sul do Pará e quão sucateados estão os ônibus intermunicipais da Transbrasiliana, empresa que detém, há quase meio século, a concessão para atender os paraenses no transporte intermunicipal.

Se acrescentarmos o estado da frota que atende o sul do Pará pela empresa Transbrasiliana ao péssimo estado das estradas e finalizarmos com a falta de segurança que existe para quem usa o transporte intermunicipal no Pará, poderíamos dizer que esse usuário é um vencedor, um sobrevivente.

Enquanto isso, na sala de justiça, políticos são cortejados pela empresa com vultosas doações para campanhas eleitorais. Em troca, recebem o alvará para nos presentear com esse serviço meia boca e o silêncio de quem foi eleito para denunciar os desmandos e irregularidades nos serviços e preços.

Em 2009, a deputada estadual Bernadete Ten Caten (PT) fez reiteradas denúncias quanto ao serviço prestado pela Transbrasiliana, cobrou que uma nova licitação para o setor fosse feita ( a última e que está em uso foi feita há 30 anos), todavia, até o momento nada mudou.

Em maio de 2012, durante sessão de arguição da ex-deputada Suzana Carvalho Lobão para diretora de Normatização e Fiscalização, e da administradora Waldineise Souza de Alencar para a diretoria de Controle Financeiro e Tarifário, indicadas pelo governador Jatene para assumir a direção da Arcon ( órgão que tem como objetivo estabelecer normas e fiscalizar a execução dos serviços públicos de competência do Estado, ou que lhe tenham sido delegados, e que são operados pelo setor privado através de concessão, permissão, ou autorização ), a deputada petista reiterou as denúncias e recebeu das novas diretoras a garantia de que os problemas do transporte intermunicipal no Pará relatados por ela iriam ser resolvidos.

Até agora nada foi feito. Não houve nova licitação, não houve a melhoria nos serviços, não houve a melhoria na frota. Sei lá se houve, pelo menos, uma admoestação da nova diretoria da Arcon em relação a Transbrasiliana. Enquanto isso, o que se vê são casos como o relatado pelo SBT, que mostram o descaso de quem teria a incumbência de cobrar e a vadiagem da concessionária que faz o que quer em virtude da falta de cobrança.

16 comentários em “Pará: Transbrasiliana, exemplo a não ser seguido

  1. Nome (obrigatório) Responder

    Pois é, não é só para Belem q a viagem é um verdadeiro caos… alguem já se aventurou a ir para Palmas na translixana??? pois amigos os onibus são uma porcariaaaa, fedidos, imundos, podresss… sem contar que uma poltrona é vendida para várias pessoas… resultado: onibus lotado, pessoas em pé, dicussões por causa de lugares… sem contar o atalho que eles pegam pela estrada de chão, ninguém merece akilo… poeira na cara!!! na ultima viagem que fiz agora sai de parauapebas as 05:30 da manha e fui chegar em Palmas as 23:30!!!! a estrada horrivel, mas também os motoristas pelo amor de Deus, não tem compromisso com nada, em Redenção paramos para almoçar e os bonitos deram 20 minutos, nem comi direito dai as belezas comeram com calma e ficaram quase 1 hora e meia parados lá e batendo papo…. na volta então nem se fala, na estrada de terra o bagageiro abriu e 12 volumes de uma encomenda ficaram na estrada pergunta se voltaram pra buscar? q nada ficou tudo lá. E a bagagem?? minhas malas tavas jogadas no bagageiro… se eu for enumerar as vezes que passei raiva com essa empresa daria pra escrever um livro!!
    Um empresa tão rica, faz o transporte dos funcionários da Vale com onibus ótimos, mas nós que viajamos sobos obrigados a andar em verdadeiras sucatas! mas isso é só aqui no Pará porque os onibus da transbrasiliana que rodam no tocantins são ótimos!!
    ta na hora de denunciarem essa empresa!!!!

  2. Rose Responder

    Realmente, anônimo, se as pessoas que fazem viagem em empresas como a Transbrasiliana e que passassem por situaçoes de ônibus quebrandos, motoristas com sono e outras situações anormais, entrassem no ministério público seria muito mais fácil a empresa perder a concessão de seus serviços.No entanto as pessoas apenas reclamam e não vão em busca de seus direitos.Três ou mais pessoas que estiverem no mesmo ônibus em que haja problemas podem tirar fotos , guardar a passagem do dia e se dirigir ao ministério púbico pedindo endenização à empresa. Se ao menos lutarmos por nossos direitos , teremos mais chances de que eles sejam respeitados

  3. Nome (obrigatório) Responder

    gostaria de denucia um motorista do onibus que faz viagem p/maraba para, pois o motorista deste transporte maltrato dois passageiro nu propio terminal na aria de embarque pois o mesmo não tem qualificação p/ continuar como motorista , aconpetencia esta longem deste sue motorista pesso que adireção desta empresa tome providencias pois o mesmo pode causar prejuizos danosos ao clientes e osuaris dos vc serviços o carro que ele esta no mometo dirigino e de numero4207 o nome do motorista E fábio ele tem mais uo menos 1,80 de altura as duas pessoa que este cidadão molestou com palavra grosairas são pessoas de boa indoli mesmo assi ele não respeita tomem providencias porfavor serto que seremos atendido desde ja muito Obrigado pela a átenção ……..ele e muito

  4. lica Responder

    vou contar uma historia triste p vcs! o meu vizinho de terra pai de 8 filhos e avo de 4 netos morando tudo em uma casa de 4 comodos dessas feitas pelo INCRA lutador trabalha na roça dos 8 filhos so um com 18 o resto tudo escadinha pois é, a vida dele se cruzou com essa empresa TASBRASILIANA p nao pagar impostos altos ela disponibilizar serviços com seus carros pra area social da nossa city , a van da TRANSBRASILIANA que carregar os alunos da APAE acidentou o meu vizinho e o filho dele que foi entre a vida e a morte para altamira , indo na faruk salmen a van que graças a deus nao tinha alunos da APAE vinha das casas populares entrou com tudo na faruk salmen que o meu vizinho tava certo indo p roça e a van pegou os dois de cheio e o motorista evadiu do local e como eles ja sao estruidos disse: que estava na delegacia fazendo o b.o bom o que eu quero dizer é que essa empresa nao presta ja passei por situaçoes dentro do onibus indo p belem com baratas espalhadAs saindo do casco do onibus fora o banheiro que é um nojo mais ze dudu me responde porque a itapemirim ou a boa esperança nao entra na concorrencia porq a acailandia e 3t ja deu o que tinha que da, nossa cidade merece mais empressa temos população pra isso
    enquanto o meu vizinho ta sendo sustentado pelas doaçoes que o povo la na roça da p ele

  5. Pedro Lima Responder

    Eu levei mais de 30 horas de Belém a Parauapebas em maio de 2011 devido o ônibus desta empresa te ficado no prego por 04 vezes devido ao péssimo estado de conservação destes veiculos e para comecar o onibus já saiu de Belém com atraso e com defeito (estava faltando um parafuso na suspensão traseira direita). Realmente, usar a Transbrasiliana só mesmo por necessidade, pois, a única mudança que fazem é na pintura dos carros para deixá-los mais ou menos bonitinhos.

  6. VITOR Responder

    Não vamos nos desesperar, quem viu o jornal nacional ontem , viu que o governo federal vai abrir licitações em todo o brasil visando justamente o serviço de linhas interestaduais, municipais e internacionais,de ônibus, onde prevalecera o atendimento aos passageiros, o conforto a idade da frota, o preço das passagens, etc, ai a QUERIDA TTT, VAI SE VER EM APUROS POIS ELA NUNCA SOUBE O QUE É ISTO!!!!

  7. Bruno Monteiro Responder

    Uma empresa ruim, viciada e acostumada com a frouxidão dos órgãos fiscalizadores e, do outro lado, um governo comprometido até às tampas com a empresa, uma vez que, segundo o blogueiro, faz voltuosas “doações” para campanhas eletorais. Essa alquimia perniciosa não é prerrogativa apenas do ramo do transporte intermunicipal, é o ordinário da política em nosso país. É preciso denunciar, colocar a molecada pra estudar e dar o exemplo a elas. Só assim, em um futuro não muito próximo (quando os velhos morrerem e forem substituídos por pessoas mais bem educadas e preparadas) gozaremos de uma sociedade melhor. É preciso respirar bem fundo toda manhã, saber que não dá pra mudar o caos em que vivemos de um dia para o outro e, mesmo assim, reunir forças para não desistir.

  8. Geraldo de Jesus Responder

    SÓ PRA LEMBRAR AO BLOGUEIRO , A RODOVIA QUE ANTES ERA PA 150 , AGORA É RODOVIA FEDERAL , PORTANTO É SUA DILMINHA QUE TEM QUE CONSERTAR . A PROPÓSITO , PORQUE A TRANZAMAZONIA NAO FOI ASFALTADA? JA QUE ESTAVA COM ORÇAMENTO APROVADO EM 2001 !!!!!!!!!!!!!

  9. Marcos Manoel Ribeiro de Assis Responder

    Finalmente alguém da mídia se pronuncia a respeito.
    Fiz uma viagem de Belem a Parauapebas, a qual durou exatamente longas 21 horas. Começou com a empresa nos enganandom, retirando o onibus da rodoviaria e dizendo que iriamos pegar outro na alça viária (ja estaria lá esperando) mentira – demorou mais de 1,5 h para aparecer um onibus velho, com ar condicionado que não funcionava e com muito mal cheiro, Bem depois disso o onibus parou mais de 8 vezes com problemas mecanicos, sendo que nesta viagem tinha um senhor que tinha acabado de fazer quimioterapia e estava muito mal, fraco, e teve de suportar uma viagem dessas , horrivel. Sem falar em varias senhoras e crianças. ALGUEM TEM DE FAZER ALGO CONTRA ESSAS EMPRESAS DE MERDA. Uma viagem que deveria durar 12 horas, durou 21 HORAS. Chegamos um caco aki, imagina os doentes… É FODA!

  10. eder Brasília Responder

    Em Minas Gerais podemos pegar como exemplo, o triângulo mineiro, ficou décadas esquecido pelo gorverno devido à distância e pouco eleitorado, só que o povo começou a eleger políticos que realmente queriam melhoria na região, hoje o triângulo está muito melhor, e boa parte da melhoria é devido esforços de alguns políticos, só um exemplo do que acontecia ,em um raio de 250 km da capital faziam asfalto até em rodovias que passavam apenas 10 carros por dia, enquanto que no triângulo rodovias 150 carros/dia não eram pavimentadas.

  11. eder Brasília Responder

    O sul do Pará sempre será esquecida, pois o eleitorado os votos são insignificantes para o governo e parlamentares, infelizmente políticos só fazem as coisas pensando além do retorno financeiro no voto; então a população tem que se consientizar e votar desde o vereador ao governador em pessoas da região e que todos os dias estão do lado do povo ou pelo menos vendo a necessidade de perto nas áreas como educação, saúde, transporte e segurança, esses que só aparecem em época de eleição tem que ser banido nas urnas;

Deixe seu comentário

Posts relacionados