Pará recebe recursos para criação de mais vagas no sistema penitenciário

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

R$ 34 milhões foram disponibilizados pelo Ministério da Justiça. Susipe diz que obras devem ficar prontas até 2014.

Do G1 PA

O Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário Federal (Depen), disponibilizou R$ 34 milhões para obras de ampliação e construção de unidades penitenciárias no estado do Pará. Com o investimento, serão geradas aproximadamente 1.600 novas vagas no sistema prisional paraense.

Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), as reformas acontecerão nos centros de recuperação dos municípios de Tucuruí, Paragominas, Marabá, Santarém e Abaetetuba. Além disso, será construída uma cadeia pública para jovens e adultos com idade entre 18 e 24 anos, no município de Santa Isabel.

Para o superintendente da Susipe, André Cunha, esse foi o maior volume de recursos já captados em um único ano junto ao governo federal. “De nada adianta se essas obras não forem executadas em um menor espaço de tempo possível. A superlotação nos obriga trabalhar de forma rápida para que essas obras saiam do papel até 2014”, comenta.

Cunha informou ainda que, com os demais investimentos disponibilizados pelo governo estadual e outras instituições, o número de novas vagas pode chegar a 4.677. Ele ressalta ainda, que construir unidades prisionais não são as únicas medidas para resolver o problema da superlotação. “São necessários também o fortalecimento de políticas públicas para prevenir a incidência e reincidência criminais, e o aumento de saídas de detentos por meio de benefícios jurídicos, aos presos condenados, no tempo correto que a lei determina”, conclui.

Publicidade