PARÁ: Agência da Previdência Social de Parauapebas completa 10 anos. Solenidade comemorativa e curso de disseminadores marcam a data.

Continua depois da publicidade

A Agência da Previdência Social (APS) em Parauapebas (PA), localizado no sudeste do Pará, completa 10 anos de existência. Nos dias 27 e 28 haverá programação para marcar a data, com solenidade comemorativa ao aniversário e Curso de Disseminadores, no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, localizada na Rua E, bairro da Cidade Nova, em frente a Praça de Eventos. A gerente da APS, Ana Leandro Carvalho e o Programa de Educação Previdenciária (PEP) realizam o curso focando os sindicatos, entidades civis, secretarias municipais e público em geral.

A solenidade na Câmara Municipal terá como representante da Gerência-Executiva do INSS Belém a gestora do Serviço de Administração de Informações de Segurados (SAIS), Gregória Matos, que fará a abertura da solenidade e também será instrutora junto com o técnico do Seguro Social Luiz Nunes. O curso, de dois dias, abordará benefícios previdenciários, entre eles aposentadoria, inscrição de contribuinte individual, direitos de donas de casas, entre outros temas.

Segundo informações da gerente da APS Parauapebas, Ana Leandro, haverá antecipação de agenda da APS, que contará com o apoio de servidores da APS-Marabá e um da APS-Telégrafo. O evento conta com apoio da Gerência, Divisão de Benefícios(DBenef), Serviço de Atendimento (Serat), por meio do Programa de Educação Previdenciária(PEP), Seção de Comunicação Social (Comsoc) e Vale S.A. A APS-Parauapebas conta com três servidores (incluindo a gerente), três peritos médicos e uma assistente social. A média de atendimento agendados, diariamente, fica entre 16 e 20, a Perícia Médica a média de 14 por médico e a procura maior é no atendimento espontâneo, que varia de 98 a 116, por dia.

Histórico – A história do município começou com a descoberta de uma das maiores reservas minerais do mundo na Serra dos Carajás nos anos 60 e o direito concedido à empresa Vale S.A (antigamente companhia Vale do Rio Doce) de explorar minério de ferro, ouro e manganês no local. A empresa construiu uma rodovia asfaltada entre a cidade de Marabá e as instalações da empresa com cerca de 200 quilômetros. Essa estrada foi, posteriormente, transferida ao Estado do Pará. No âmbito do Projeto Grande Carajás, a Vale construiu um núcleo urbano ao lado do povoado para abrigar seus funcionários, nesses se incluem os que viriam trabalhar nas obras da Estrada de Ferro Carajás, iniciadas em 1981 e inaugurada em 1985, que ligaria a província mineral ao Porto da Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. A empresa iniciou ainda a construção de uma infraestrutura básica como escola, delegacia, hospital, prédio da administração e rede elétrica. Na época, a Vila de Parauapebas já registrava mais de 20 mil habitantes. O município foi fundado em 10 de maio de 1988 e este ano completou 24 anos. A população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está em torno de 153 mil habitantes. Na cidade outras atividades movimentam a economia, como o extrativismo vegetal, pesca, movelaria e beneficiamento de produtos agrícolas. A cidade possui um mercado municipal e uma feira agrícola permanente. Há dez anos a Previdência Social está servindo a população da cidade e garantindo o direito previdenciário à população.

Fonte: Rosangela Merabet/Seção de Comunicação Social/GEX-Belém/Pará