Palestra, plantio de mudas e blitz educativa marcaram a XVI Semana da Semana da Árvore

Continua depois da publicidade

Durante quatro dias, a população de Parauapebas teve a oportunidade de discutir a importância do cultivo de bons hábitos para preservação do meio ambiente. Isso foi possível durante a realização da XVI Semana da Árvore. O evento ocorreu do dia 20 a 23 de março, em diferentes pontos da cidade.

No primeiro dia de programação, um ciclo de palestra provocou uma discussão sobre a importância ambiental da arborização urbana. Já no segundo dia, os participantes do evento realizaram o plantio de mudas na Palmares Sul e na PA 275. O plantio contou com a parceria de várias entidades e instituições: Clean Ambiental, alunos do Instituto Semear, alunos e professores da Soter, Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista, a ONG Rota Ambiental, professores e alunos da UFRA, servidores municipais, servidores da Câmara Municipal de Parauapebas e imprensa local.

Ainda como parte das atividades promovidas em comemoração à semana da árvore foi realizado, no dia 22, em parceira com a empresa Vale, um passeio a Flona Carajás. O intuito do passeio é fazer com que cada vez mais o cidadão se aproxime das nossas riquezas naturais, a começar pelos professores que são formadores de opinião e multiplicadores desta.

Uma blitz educativa e apresentações culturais na Praça de Eventos fizeram parte do último dia de programação.

De acordo com a Diretora do Campus Universitário da UFRA, Kaliandra Sousa Alves, atividades como as realizadas na Semana da Árvore tem como função principal a educação e fazem com que cada vez mais os cidadãos tenham atitudes positivas em relação ao meio ambiente. “É de extrema importância instigar na comunidade parauapebense ao desafio de preservar o meio ambiente”, ressaltou. Já para o coordenador dos Desbravadores, Francisco Batista Junior, “O plantio de árvores colabora com a formação ambiental de seus alunos, ajudando a torná-los pessoas de bem e preocupadas com o futuro do planeta”, destacou.

Segundo a Secretária Municipal do Meio Ambiente Dra. Jeanny Frateschi, é clara a importância do plantio de mudas pela cidade, assim como é importante também a mobilização da comunidade para realizá-lo. “Quando criança, plantei algumas dessas árvores que estão no canteiro da PA e hoje vejo o quanto foi importante esse ato para a cidade. Quero passar este sentimento de dever realizado as novas gerações, os meninos e meninas que aqui estão plantando essas mudas e que no futuro terão orgulho desse momento”, frisou. Para a secretária, campanhas de plantio voluntário e até ações individuais têm tornado as cidades mais verdes.

Fonte: ASCOM PMP

2 comentários em “Palestra, plantio de mudas e blitz educativa marcaram a XVI Semana da Semana da Árvore

  1. nz Responder

    A PERIFERIA ESTÁ REALMENTE COM EXCESSO DE LIXO, PRICIPALMENTE DAS PESSOAS DO CENTRO DA CIDADE QUE LEVAM SEU LIXO,E JOGAM NOS LOTES BALDIOS DA PERIFERIA.

  2. Anônimo Responder

    A Secretaria de Meio Ambiente e a CLEAN precisam urgentemente fazer uma campanha sobre o excesso de lixo na cidade, principalmente na periferia da cidade. O centro da cidade está limpo, mas a perifería tá um lixo só. As pessoas jogam lixo em qualquer lugar e depois sofrem as consequências.

Deixe seu comentário

Posts relacionados