Operação Covid-19 é realizada pelas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiro em Canaã dos Carajás

Vigilância Sanitária e SETRAN também participaram da ação conjunta que fiscalizou 18 estabelecimentos

Continua depois da publicidade

Uma ação conjunta entre as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiro, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) foi realizada neste sábado, 18, em Canaã dos Carajás. Denominada “Operação Covid-19”, a ação tinha o objetivo de fiscalizar e orientar sobre o cumprimento do Decreto Estadual n° 609/2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A operação fiscalizou 18 estabelecimentos, como lojas e supermercados. Foram verificadas as regras de distanciamento entre os clientes, o uso de máscaras por funcionários e clientes, o fornecimento de álcool 70 ou sabão e água no interior dos estabelecimentos, o controle na entrada de pessoas para evitar aglomerações, entre outras ações preventivas, que foram incluídas no Decreto Estadual.

O delegado da Polícia Civil, Jorge Carneiro, informou que a maioria dos estabelecimentos fiscalizados, adotou as medidas de segurança para evitar o contágio da doença. “A operação foi para informar os estabelecimentos da inclusão do artigo 22, no decreto estadual e orientá-los sobre as adequações. Como o trabalho de fiscalização já estava sendo feito a bastante tempo, então os estabelecimentos já estavam bem adequados as normas estabelecidas”.

Isolamento Social

A conscientização entre os comerciantes e clientes sobre as medidas de prevenção é importante para diminuir os riscos de contágio. O Pará está com mais de 90% dos leitos das UTI’s ocupadas com pacientes infectados com a covid-19, segundo dados do Governo do Estado.

Para o delegado Jorge Carneiro, o momento é de manter o isolamento social. “É esse o objetivo da operação, que é conscientizar as pessoas sobre a gravidade da doença que estamos enfrentando, em razão do colapso na saúde, tanto pública e privada. Isso traz uma preocupação para todos nós”, enfatizou o delegado Jorge.