Parauapebas

Obras de construção da UPA Jardim Canadá em fase de conclusão

A obra de construção do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Jardim Canadá, está quase pronta. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) faz os acabamentos para a …

IMG_7552A obra de construção do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Jardim Canadá, está quase pronta. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) faz os acabamentos para a conclusão definitiva da obra, que segue todos os padrões do Ministério da Saúde. Assim que for finalizada a parte de estrutura, a Semob entregará o prédio à Secretaria de Saúde (Semsa), que por sua vez fará instalação dos equipamentos necessários para funcionamento da unidade.

De acordo com o coordenador municipal da Rede de Urgência, enfermeiro Manoel Ilson, a Semsa já fez a aquisição de todos os equipamentos e está aguardando a entrega. Com um amplo espaço, a Unidade está dividida em blocos: pronto atendimento, urgência, administrativo, logístico, entre outros espaços. Ao todo, serão seis consultórios médicos, um odontológico, um ortopédico com a sala de gesso e um de pediatria.

IMG_7555n

A estrutura conta ainda com 16 leitos de observação entre adulto e infantil, sendo quatro de urgência. “Vamos atender com o sistema de classificação de risco, onde o paciente receberá uma pulseira de cor diferenciada que identifica a gravidade de cada caso para a prioridade no atendimento. É necessário que a população entenda como funciona esse sistema e, que casos poderão ser direcionados a Upa”, destacou o coordenador.

A média de atendimento será de 400 pacientes diariamente. A UPA funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana disponibilizando atendimentos com seis médicos plantonistas e leitos para pacientes que ficarão em observação no tempo máximo de até 12 horas. Além da UPA Jardim Canadá, o governo municipal está construindo outra Unidade de Pronto Atendimento no Bairro Cidade Jardim.

Texto: Ascom – Fotos: Anderson Souza e Irisvelton Silva

Deixe seu comentário