Novo general assume comando de 5 mil homens na Brigada de Marabá

General Veiga atuava como sub-chefe de Emprego da Força Terrestre no Comando de Operações Terrestres, em Brasília

Continua depois da publicidade

Na noite desta quinta-feira (13), houve troca de comando na 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Marabá. Saiu o general Mauricio de Souza e em seu lugar assumiu o também general Eduardo da Veiga Cabral, que já serviu em Marabá entre os anos de 2013 e 2016, como chefe do Estado-Maior.

A cerimônia contou com a participação de autoridades civis, militares e religiosas, que saudaram a passagem de dois anos do general Mauricio e deram boas vindas ao novo comandante.

Antes de assumir a gestão da 23ª Brigada, general Veiga ocupava o cargo de sub-chefe de Emprego da Força Terrestre no Comando de Operações Terrestres em Brasília.  Agora, sob seu comando, estão cerca de 5 mil militares em quartéis de Imperatriz, Marabá, Altamira, Itaituba, Tucuruí e Araguaína, no Tocantins. 

No caso de Marabá, estão instalados o 52º Batalhão de Infantaria de Selva, o 23º Batalhão de Logística de Selva e ainda três vilas militares onde os sargentos e oficiais residem. 

Além do trabalho de adestramento permanente das tropas, os militares do Exército Brasileiro atuam em ações de apoio à comunidade local, como socorro em enchentes e serviços de saúde.

A 23ª Brigada é considerada uma das seis principais forças de ação do Exército no Brasil e começou a ser instalada a partir da Guerrilha do Araguaia, confronto armado com membros do Partido Comunista do Brasil no início da década de 1970.