Diante das várias reclamações apresentadas por parte dos participantes que demonstraram dúvidas em relação a várias questões, qualificadas por eles como “mal elaboradas e desatualizadas”, a Comissão Eleitoral resolveu por anular as provas, objetivas e subjetivas, aplicadas no dia 11 de agosto de 2019. Com isso, convoca todos os candidatos habilitados e com inscrições deferidas na primeira fase, de acordo com Edital 006/2019 da Comissão Especial Eleitoral, para a aplicação das provas de natureza mista com questões objetivas e subjetivas.
A data da nova prova será no próximo dia 21, das 8h às 13h, na Faculdade Master do Pará – Famap, responsável pela aplicação do teste. Os portões serão abertos às 07h, devendo os participantes se apresentarem no local de até às 7h45, horário em que acontecerá o fechamento dos portões.
A aplicação das provas objetiva e subjetiva para o cargo Conselheiro Tutelar terá duração de 5 horas.
“Juntamos as reclamações dos candidatos e as nossas observações, conversamos com a banca e chegamos a um consenso que resultou na anulação da prova”, explicou Aldo Serra, presidente do COMDCAP (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), detalhando que, com a anulação da primeira prova e a aplicação de uma nova prova, serão feitas alterações no calendário. Uma delas é o resultado da prova que será no dia 26; a análise da Comissão Especial Eleitoral acontecerá do dia 30 de agosto a 2 de setembro; os recursos ao COMDCAP terão o prazo de 3 a 5 de setembro; e a publicação do resultado acontece no dia 5 de setembro.
A propaganda eleitoral terá redução de três dias, iniciando no dia 6, devendo se encerrar no dia 4 de outubro, seguida do ato de eleições, em 6 de outubro, de 8h às 17h, nos postos de votação a serem divulgados posteriormente em Edital.