Índice de Confiança do Empresário (ICE) – Parauapebas –

Continua depois da publicidade

Tadeu Campos, Secretário de Planejamento do município de Parauapebas envia importante estudo realizado pela Prefeitura de Parauapebas, através da SEPLAN, em parceria com a CDL – Parauapebas que confirma a pujança de nosso município no caminho de um crescimento econômico sem igual na região, no estado e no Brasil.Trata-se do Índice de Confiança do Empresário (ICE). Acompanhe o estudo:

ICE  de Parauapebas = 67,39

ÍCE – Índice de Confiança do Empresário do município de Parauapebas realizado, no período de 02/05/2011 a 25/05/2011, pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAN) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL), com o objetivo de aprofundar o conhecimento a respeito das expectativas do empresariado local.

Para alcançar o objetivo exposto acima, foram realizadas 159 entrevistas com os empresários de diversos seguimentos da economia mensurando de maneira objetiva e sistemática qual a confiabilidade dos agentes com relação ao País, ao Estado, ao Município e a sua Empresa.

Utilizou-se de um questionário estruturado, contendo 08 questões, das quais duas eram direcionadas para cálculo, tais questões permitem cinco alternativas (0,0; 0,25; 0,50; 0,75; e 1,00) que corresponde da pior para a melhor avaliação, respectivamente.

Na questão que analisa o tempo de existência do empreendimento ficou da seguinte forma: 43,4% possuem menos de cinco anos; 27,7% entre cinco e dez anos; e 28,9% acima de dez anos.

Quanto ao setor econômico com maior perspectiva de crescimento ficou o comércio em geral (41,7%); seguido pela construção civil (38,3%); indústria (9,2%); os investimentos públicos (7,1%); e por fim opinaram por outro setor econômico (3,8%).

Através da pesquisa foi possível identificar que o índice de confiança é favorável, sabendo que a alternativa que avalia a atual situação econômica da empresa foi a que mais contribuiu (65,85) para que o índice fosse favorável. Por outro lado, a que menos contribuiu foi a atual situação econômica do estado, com 51,5. Já as questões que trataram sobre as perspectivas da economia para os próximos seis meses, a que mais contribuiu para um índice favorável foi, novamente, o ponto que trata sobre a empresa com 80,45. O município aparece com uma avaliação favorável para o futuro com um valor de 65,48. O Estado por sua vez, apresenta um índice um pouco mais abaixo, com 62,6.

image

Metodologia

O ICE é um indicador de difusão que varia de 0 a 100. Os indicadores de difusão são indicadores de base móvel (50 pontos), construindo de forma que os valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes. O ICE é construindo com base em oito perguntas:

– Condições atuais da economia do País
– Condições atuais do Estado
– Condições atuais do Município
– Condições atuais da Empresa
– Expectativa sobre a economia do País
– Expectativa sobre o Estado
– Expectativa sobre o Município
– Expectativa sobre a Empresa.

1. Cálculo dos indicadores de condições atuais e de expectativas

Os indicadores são calculados a partir da freqüência relativa das respostas. Cada pergunta permite cinco alternativas excludentes. Cada alternativa é associada, da mais negativa é associada, da mais negativa para a mais positiva, ao pesos 0,0; 0,25; 0,50; 0,75 e 1,00. O indicador relativo a cada pergunta é a média desses escores ponderada pelas freqüências relativas das respostas, ou seja:

Onde: Indicador da pergunta
Freqüência relativa das respostas do tipo , para a pergunta .
Pesos da resposta do tipo . (ver Tabela 2)

imageCom base nos indicadores de cada pergunta, são calculados dois indicadores:
i. Indicador de condições atuais:
Média ponderada dos indicadores das perguntas, com peso 1, 2, 3 e 4, respectivamente:
ii. Indicador expectativas:
Média ponderada dos indicadores das perguntas, com peso 1, 2, 3 e 4, respectivamente.

2. Cálculo geral do indicador

O ICE para cada porte de empresa é igual à média ponderada dos indicadores de condições atuais (peso 1) e expectativa (peso 2) dos respectivos portes.

Fonte: SEPLAN Parauapebas

4 comentários em “Índice de Confiança do Empresário (ICE) – Parauapebas –

  1. Wdson Magalhaes Responder

    Acho que o Pebinha aí se precipitou…. Concordo com a Aline… o blog ta Mto bom e os asssuntos são do interesse de todos!

    Quanto ao Consumidor…esse é um fato crítico! a direção do shopping tem que ver esse problema! Muitas lojas estão perdendo dinheiro por causa desse bendito sinal! Os clientes também reclamam, pois não tem sinal nos celulares.

    Algumas sugestões simples: porque não colocar uma antena logo na shopping (como algumas lojas ja o fizeram)??. Também sugiro colocar pelo menos 1 caixa do BB, REAL e do Bradesco, algo que não vi (tem apenas o do Banpará). acho que não é difícil para a direção do shopping conseguir isso. Fica a sugestão!

  2. Consumidor Responder

    Amigo, o empresariado deveria prestar atenção, mesmo, é na situação do Unique. Fui hoje, pela décima vez, almoçar. Isso já eram quase 13h. Voltei com a barriga na miséria e morto de fome. O meu CARTÃO de DÉBITO não passou! Não era falta de crédito na conta corrente, não! Era falta de sinal, mesmo! Falta de vergonha na cara desses “Mal”-administradores!
    Que inferno de lugar é aquele que não passa um cartão de débito camarada. Como a Administração desse local explica isso??????????????????
    Alguém faz alguma, por favor!!!!! Quando é que esse shopping vai funcionar, mesmo???

  3. Aline Alves Responder

    rsrsrsrs sou jovem e para mim não tá bom, tá ÓTIMO. Os assuntos postados são de interesses de todo cidadão. Nós os jovens temos que parar de ter apenas interesses próprios, temos de nos interessar por assuntos de um todo, assuntos da sociedade em que vivemos. Um dia a nossa juventude passará, e se não sermos ativos hoje, sofreremos as consequências da nossa inércia no tempo de juventude. Aqui não é blog para “velhos” (ridículo pensamento), é blog com conteúdo para quem quer ter conteúdo. É o que eu penso.

  4. pebinha Responder

    teu blog é bom..mas fala um toque jovem ai. afinal qual é o publico que você que abranger mesmo. velhos? aceite seu blog não esta completo…mude

Deixe seu comentário

Posts relacionados